Clube de Leitura LGBTI+ promove encontros, oficina e lives gratuitas neste mês de julho no Museu de Arte da Bahia
Projeto da Uneb valoriza autores independentes e oferece debates, oficinas e publicações com foco em narrativas LGBTQIAPN+
Divulgação
O Clube de Leitura LGBTI+ realiza, ao longo deste mês de julho, uma série de atividades que visam valorizar a literatura com temática LGBTQIAPN+, em especial as obras produzidas por autores independentes da Bahia. Os encontros ocorrem no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, e fazem parte do projeto de extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil”, coordenado pelo professor doutor Nilton Milanez, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas do Campus I, em Salvador.
O projeto conta com uma parceria ativa com o Museu de Arte da Bahia, que não apenas colabora com a divulgação das atividades como também disponibiliza seu espaço para os encontros presenciais do Clube de Leitura.
Obras em destaque no Clube de Leitura LGBTI+
A edição de julho do clube terá como foco duas obras de autorias baianas com temáticas LGBTs. O romance Reencontro de amor em Veneza, de Ivonetty S. Gomes (@autoraivonettygomes), e o conto A cama, de Nilton Milanez (@escritorlgbt.niltonmilanez), serão debatidos no encontro presencial neste sábado (26), às 10h, no próprio MAB.
Antes disso, as obras também são discutidas em lives transmitidas pelo canal do professor Nilton Milanez no YouTube (@niltonmilanez), oferecendo ao público uma prévia dos temas e experiências que serão aprofundadas presencialmente. A live sobre Reencontro de amor em Veneza foi realizada na última terça-feira (15) e continua disponível gratuitamente na plataforma.
Nesta terça-feira (22), às 20h, será realizada a transmissão sobre o conto A cama, com participação do autor e de convidados.
Oficina de escrita para memórias queer
Como parte da programação do Clube, no último sábado (19), aconteceu a oficina de escrita criativa Escrevendo fora do armário, conduzida por Yara Fers (@yarafers). A atividade foi realizada de forma online, gratuita e destinada a pessoas LGBTQIAPN+ interessadas em transformar memórias da infância queer em textos literários, seja em prosa ou poesia.
A oficina integra uma iniciativa do Clube que resultará na publicação de um livro digital e impresso, com distribuição gratuita, previsto para novembro deste ano. A coletânea reunirá produções dos membros do Clube com o tema “Infância Queer”.
Participação em feiras literárias amplia alcance do projeto
Além dos encontros e oficinas, o Clube de Leitura LGBTI+ também garante presença em importantes eventos do calendário literário baiano. Na Flipelô 2025, o coletivo marcará presença nos dias 7 e 10 de agosto, com um estande na Vila Literária, expondo obras de autoras e autores LGBTQIAPN+.
Já entre os dias 14 e 17 de agosto, o grupo participa da Fligê – Festa Literária de Mucugê, no Salão do Mercado dos Livros, com programação que inclui lançamentos, rodas de conversa e diálogo com o público visitante.
Como participar do Clube de Leitura LGBTI+
Qualquer pessoa interessada em leitura e literatura LGBTQIAPN+ pode participar das atividades do Clube de Leitura LGBTI+. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do link disponível na bio do perfil @escritorlgbt.niltonmilanez no Instagram. Após o preenchimento do formulário, o participante será integrado ao grupo no WhatsApp, onde serão compartilhadas informações, links de acesso às atividades e atualizações da programação.
O projeto se propõe a ser um espaço de acolhimento, formação crítica e visibilidade para narrativas queer. Não é necessário ter experiência prévia ou participar ativamente de todas as discussões: basta o desejo de ler, refletir ou apenas escutar os debates propostos.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro