Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador

Agentes culturais e sociedade podem opinar até 18 de julho sobre aplicação do Ciclo 2 da PNAB por meio de formulário no site da fundação


Héber Araújo
Héber Araújo 09/07/2025 08:30 • Cidades
Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador - Divulgação/Freepik
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) iniciou uma consulta pública voltada aos agentes culturais de Salvador com o objetivo de definir a aplicação dos recursos do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O formulário eletrônico está disponível no site da FGM (fgm.salvador.ba.gov.br) e pode ser preenchido até o dia 18 de julho.

A iniciativa busca colher opiniões da sociedade civil sobre como os recursos devem ser utilizados nas áreas de produção artístico-cultural, reformas, aquisições de bens culturais e ações afirmativas voltadas à periferias, povos tradicionais e comunidades remanescentes de quilombos.

“Trata-se de momento de suma importância voltada para escuta, validação e encaminhamentos da política cultural do município”, disse o assessor-chefe da FGM, Júlio Marques.

Consulta é aberta à população e visa escuta e validação das políticas culturais

A consulta pública é um momento importante voltado para escuta, validação e encaminhamentos da política cultural do município. Ele afirma que, desde a retomada dos investimentos continuados na cultura, proporcionados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) e pela PNAB, Salvador tem atendido com êxito os principais anseios da comunidade cultural.

“Desde a retomada dos investimentos continuados para a cultura proporcionados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Salvador tem atendido com êxito os principais anseios da comunidade cultural, e muito desse resultado se deve aos instrumentos prévios de escuta pública, legitimados pelo Conselho Municipal de Política Cultural, bem como a participação via consulta pública aberta para toda a sociedade soteropolitana”, completou.

Marques também destaca que esse resultado se deve aos instrumentos prévios de escuta pública, legitimados pelo Conselho Municipal de Política Cultural, além da participação via consulta pública aberta à sociedade soteropolitana. O documento que orienta a consulta foi elaborado conforme as disposições da Lei nº 14.399/2022 e sua regulamentação, considerando as especificidades e os limites legais, administrativos e estruturais da FGM e da Prefeitura de Salvador.

A FGM reforça que a participação ativa da sociedade civil é essencial para garantir que os recursos da Política Nacional Aldir Blanc sejam aplicados de forma eficiente, promovendo o desenvolvimento cultural e artístico da cidade.

Formulário deve ser preenchido com identificação e sugestões embasadas na lei

Para participar, é necessário acessar e preencher o formulário eletrônico de consulta pública, inserindo os dados de identificação antes de responder às perguntas. Em caso de envio de mais de um formulário pelo mesmo participante, apenas o último será considerado válido.

Os participantes devem opinar sobre todas as alternativas, sinalizando o nível de recomendação para cada linha de ação sugerida no formulário, referente à aplicação dos recursos da PNAB Ciclo 2 em Salvador.

O campo “Outras linhas de ação” não é obrigatório e deve ser preenchido apenas se houver sugestão adicional prevista na Lei nº 14.399/2022, desde que seja citada a base legal correspondente.

Bando de Teatro Olodum faz seleção

O Bando de Teatro Olodum abriu inscrições para a seleção de elenco da nova montagem do espetáculo ERÊ, que celebra os 35 anos do grupo. A audição pública será, no próximo sábado (12), das 9h às 12h, na Escola de Dança da Funceb, no Pelourinho. A iniciativa busca artistas negros, maiores de 18 anos, com perfil jovem, interessados em integrar o elenco da nova produção, com estreia prevista para setembro de 2025 no Teatro Gregório de Mattos.

Com direção de Zebrinha e concepção de Lázaro Ramos, o espetáculo é um manifesto contra o genocídio da infância negra, inspirado na montagem original de 1996. Além da peça, o projeto ERÊ – Bando 35 anos inclui oficinas de formação, que atendem cerca de 90 participantes de comunidades soteropolitanas, e apresentações públicas com os resultados do processo formativo.

A iniciativa conta com apoio direto da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que cederá o Teatro Gregório de Mattos para a temporada do espetáculo. O projeto tem patrocínio da Wilson Sons via Viva Cultura, programa da Prefeitura de Salvador, com articulação entre as secretarias municipais da Fazenda (Sefaz), de Cultura e Turismo (Secult) e da própria FGM, reforçando o compromisso institucional com a valorização da arte negra e a proteção da infância.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental -
Cultura 02/02/2026 às 21:30

Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental

Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari


Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário