Oscar 2025: Karla Sofia Gascón nega críticas a Fernanda Torres
Espanhola esclarece declarações sobre ‘ódio’ nas redes sociais e reafirma admiração por atriz brasileira

A atriz indicada ao Oscar 2025, Karla Sofía Gascón, negou, nesta última quarta-feira (29), que tenha feito qualquer crítica contra a atriz brasileira Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda estou aqui, que concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. Segundo a espanhola, que também é protagonista, mas do filme Emília Pérez, a corrida pelo prêmio mais importante do cinema mundial não se trata de uma competição pessoal. As duas concorrem na categoria de Melhor Atriz.
“Isso não é uma competição. Há pessoas que gostam mais do trabalho e ponto. Se ela [Fernanda Torres] ganhar, ótimo. Se eu ganhar, também”, declarou.
Acusações de violação de regras da Academia
A controvérsia começou após uma entrevista à Folha de S. Paulo, na qual Karla Sofía acusou membros da equipe de Fernanda Torres de difamarem tanto ela quanto o longa Emília Pérez, recordista de indicações ao Oscar deste ano, com 13 nomeações. A declaração repercutiu nas redes sociai, e internautas levantaram questionamentos sobre uma possível infração ao regulamento da Academia, já que o Oscar proíbe certos tipos de declarações públicas.
Na entrevista, a atriz afirmou que algumas equipes de redes sociais estavam tentando favorecer uma concorrente, diminuindo o trabalho de outros profissionais. “O que eu não gosto são as equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas, tentando diminuir o trabalho dos outros, como o meu ou o do meu filme, porque isso não leva a lugar algum. Para ressaltar o trabalho de alguém, não é necessário prejudicar os demais. Em nenhum momento, me verão falando mal de Fernanda Torres ou do filme dela. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emília Pérez. Isso fala mais deles e do filme deles do que do meu”, declarou a protagonista do longa espanhol.
A polêmica cresceu quando internautas começaram a questionar se a atriz teria infringido regras da Academia, especialmente em relação à postura pública de candidatos ao Oscar. De acordo com as diretrizes da instituição, os envolvidos em filmes indicados não podem fazer declarações que influenciem ou desencorajem votos de maneira explícita.
Um dos artigos do regulamento trata especificamente da proibição de comentários públicos que possam impactar diretamente as escolhas dos membros da Academia, como declarar preferências ou estratégias de votação. Os críticos interpretaram a fala de Karla Sofía sobre a equipe de Fernanda Torres como uma possível violação dessas regras.
Resposta de Karla Sofía Gascón
Ao tentar esclarecer a situação, Karla Sofía enviou uma carta à revista Variety, negando ter feito referência a pessoas diretamente associadas a Fernanda Torres, mas sim “à toxicidade e aos discursos de ódio violentos nas redes sociais”.
Ainda em seu pronunciamento, Karla Sofía voltou a elogiar Fernanda Torres. “Sou uma grande fã de Fernanda Torres, e foi maravilhoso conhecê-la nos últimos meses. […] Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso”, declarou a espanhola.
Fernanda Torres pede fim dos ataques
A própria Fernanda Torres já havia gravado um vídeo, no último dia 24 de janeiro, pedindo o fim dos ataques direcionados a Karla Sofía Gascón e ao filme Emília Pérez. Na publicação, a atriz brasileira apelou para o fim das rivalidades e enfatizou que o foco deveria estar no talento dos envolvidos, sem criar uma disputa desnecessária.
Vale lembrar que Karla Sofía Gascón é a primeira atriz abertamente trans a concorrer ao Oscar. Além disso, Emília Pérez é a principal aposta para levar a premiação de Melhor Filme Internacional e de Melhor Filme, sendo o principal concorrente do brasileiro Ainda Estou Aqui.
Mais Lidas
Marcos Veras celebra primeira vez no Carnaval de Salvador: ‘Estou em êxtase’
Coluna Ohh!
Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Netinho é diagnosticado com câncer linfático após internação em Salvador
Cantor de arrocha morre aos 23 anos após se afogar no Rio São Francisco
Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio