Justus reage a ameaça de ‘guilhotina’ contra filha: ‘No Brasil, empresário virou vilão’
Ataque de professor da UFRJ vira caso de polícia e empresário diz que sucesso virou pecado no Brasil; entenda
Reprodução/Instagram @robertoljustus
O empresário Roberto Justus e sua esposa, Ana Paula Siebert, divulgaram, neste último domingo (6), um vídeo nas redes sociais para rebater críticas e ameaças recebidas após uma postagem com a filha do casal, Vicky, posar com uma bolsa de luxo. O episódio ganhou repercussão nacional após o professor Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comentar a foto com a frase “só guilhotina”.
Dantas é professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ e integrou o primeiro governo do presidente Lula (PT) como secretário. Ele apagou o comentário após repercussão negativa, mas o casal afirma ter recebido diversos prints da postagem e promete tomar medidas legais.
Críticas à exposição e reação do casal
Segundo Justus, a exposição da filha nas redes sociais faz parte do trabalho da esposa, influenciadora digital, e que não cabe julgamento sobre a escolha do casal de publicar momentos da vida familiar.
“A Paula é uma das maiores influenciadoras do Brasil. Publicar a vida dela, o lifestyle, faz parte do trabalho. E eu, como marido e pai da nossa filha, estou nisso também. Dessa vez, postamos uma foto da nossa filha com uma bolsa que ela ganhou, nem foi comprada”, explicou.
Ana Paula reforçou que, independentemente da origem do presente, a reação foi desproporcional. “Ainda que tivesse sido comprada, não cabe alguém julgar. Aí vieram críticas pesadas, fora de qualquer lógica. Recebemos prints com pessoas dizendo que ‘só guilhotina resolve’. Isso é grave. É incitação ao ódio, à violência”.
Empresário critica demonização do sucesso
Justus aproveitou o vídeo para fazer uma crítica ao que classificou como “clima de hostilidade contra empresários” no Brasil. “Estamos vivendo um momento em que ter sucesso virou pecado. Trabalho há quase cinco décadas, já gerei milhares de empregos. O maior projeto social é o emprego, e quem dá é o empresário”.
“Mas, no Brasil de hoje, o empresário virou vilão”, bradou o empresário.
O empresário também mencionou o atual contexto político e criticou o que considera uma tentativa de promover divisão entre classes.
“Essa luta de classes que está sendo alimentada, essa coisa de jogar pobres contra ricos, só serve para dividir o país”, criticou Justus.
“Não é nossa culpa termos trabalhado, lutado e conquistado. Queremos oportunidades para todos, mas isso não pode justificar o ódio gratuito”, desabafou.
Ações legais e solidariedade
O casal anunciou que acionou sua equipe jurídica para tomar providências contra os autores das ameaças. “Não vamos aceitar esse tipo de comentário criminoso. Estamos acostumados com críticas, mas uma ameaça direta à nossa filha ultrapassa todos os limites. É necessário dar um basta. Vamos processar. Até para dar exemplo”, disse Justus.
Eles afirmam que receberam uma onda de solidariedade de internautas e pessoas públicas, o que motivou a decisão de se pronunciar. “Muita gente nos mandou mensagens, prints, apoio. No início pensamos em ficar em silêncio, mas tomou uma proporção tão grande que sentimos a necessidade de esclarecer tudo”, afirmou Ana Paula.
‘Amargor e maldade’
Para Justus, os autores dos ataques demonstram “maldade e infelicidade”. “Tenho pena de quem vive com esse nível de amargor. Querem o mal dos outros por um motivo fútil, banal. Isso não é sobre desigualdade social, é sobre ódio gratuito, e vamos reagir à altura”.
A polêmica reacendeu debates nas redes sobre desigualdade, liberdade de expressão, limites da crítica e o papel das figuras públicas na exposição de familiares, especialmente crianças.
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Luan Pereira passa mal após show e quadro de saúde gera alerta
Últimas Notícias
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores
Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura
Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.