Lula confirma permanência de ministro de Minas e Energia, e espera decisão de Pacheco
Liderança de Alexandre Silveira é exaltada enquanto articula possível nomeação de ex-presidente do Senado para governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, nesta quarta-feira (5), que Alexandre Silveira continuará à frente do Ministério de Minas e Energia. Durante entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNews FM BH, Lula elogiou o trabalho do ministro e ressaltou que não há motivos para mudanças na pasta.
Silveira segue no comando da pasta
O chefe do Executivo reforçou sua confiança em Silveira, destacando seu desempenho e comprometimento com a gestão do setor energético no Brasil. “É um ministro excepcional. Poucas vezes o Ministério de Minas e Energia teve um ministro com a competência, a vontade de brigar, como o Silveira. Ele será mantido ministro. Não há por que mexer em uma coisa que está fazendo uma revolução no setor energético e de minas do País”, afirmou Lula.
O presidente ressaltou ainda que não tem pressa para realizar mudanças na equipe ministerial, enfatizando que a manutenção de Silveira é uma decisão estratégica para garantir a continuidade dos projetos em andamento.
Rodrigo Pacheco avalia possibilidade de integrar governo
Lula também comentou sobre a possível entrada do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no governo federal. Segundo o presidente, a decisão cabe ao senador mineiro, que ainda avalia suas opções políticas para o futuro.
“Meu sonho com o Pacheco é mostrar a ele que ele é a figura pública mais importante de Minas Gerais e que, se ele quiser ser o candidato a governador, ele poderá ser o futuro governador. É só ele querer para a gente trabalhar para ele ser eleito. Ele vai ter que decidir”, disse Lula.
O presidente revelou que pretende se reunir com Pacheco e com integrantes do PSD após as férias do senador. No entanto, Lula afirmou que não há pressa para esse encontro e que a legenda precisa definir sua posição dentro do governo.
Governo articula convite a Pacheco para ministério
Nos bastidores, o governo tem mobilizado aliados para convencer Pacheco a aceitar um cargo no primeiro escalão. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), está entre os responsáveis por essa articulação, juntamente com outros ministros e lideranças políticas.
O objetivo do Planalto é obter um indicativo claro de que Pacheco aceitará um ministério antes de sua viagem ao exterior. Entre as opções consideradas pelo senador, destacam-se os ministérios da Justiça e Segurança Pública e o do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. No entanto, Lula ainda não sinalizou qualquer mudança nas pastas atualmente comandadas por Ricardo Lewandowski e Geraldo Alckmin.
Ministério de Minas e Energia fora dos planos de Pacheco
Apesar das negociações, Pacheco já teria indicado a aliados que não tem interesse em assumir o Ministério de Minas e Energia. A decisão estaria ligada ao respeito pelo atual ministro, Alexandre Silveira, que foi indicado ao cargo pelo próprio Pacheco.
Caso o ex-presidente do Senado decida não ingressar no governo, o Planalto deverá buscar alternativas para a composição ministerial e a disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026. O PSD, por sua vez, segue como peça-chave na base governista e terá papel fundamental nas próximas eleições.
O desfecho dessas articulações dependerá da decisão de Pacheco nos próximos meses, enquanto Lula mantém o foco na estabilidade ministerial e na continuidade de sua gestão.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados