Tarcísio de Freitas ultrapassa Lula e lidera cenário de 2º turno com 46,5%, diz pesquisa
Pesquisa Futura, divulgada nesta sexta-feira (11), mostrou governador de São Paulo com vantagem de 11 pontos contra o petista
Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo
A pesquisa Futura Inteligência, divulgada nesta sexta-feira (27), mostrou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026. Os dados indicam que Tarcísio aparece com 46,5% das intenções de voto, enquanto Lula alcança 34,9%.
Os eleitores que declararam voto branco ou nulo somam 15,8%. Já os indecisos representam 2,8%. A pesquisa entrevistou 2.000 brasileiros, entre os dias 12 e 13 de junho, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Na rodada anterior, realizada em maio, os dois candidatos apareciam empatados tecnicamente. Na ocasião, Tarcísio tinha 41,1% e Lula, 41%, com brancos e nulos somando 14,6% e indecisos, 3,3%.
A nova pesquisa projeta um cenário favorável para Tarcísio, que desponta como um dos nomes mais viáveis para a corrida presidencial, especialmente diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023.
Tarcísio afirma que centro e direita estarão unidos em 2026
Em declaração recente, no final do mês de maio, Tarcísio de Freitas afirmou que partidos de centro e direita devem se unir para enfrentar Lula nas próximas eleições. A fala ocorreu na cerimônia de filiação do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, ao Progressistas (PP).
O evento contou com a presença de nomes como Gilberto Kassab (PSD), Antônio Rueda (União Brasil), Ciro Nogueira (PP) e Valdemar Costa Neto (PL), além de parlamentares estaduais e federais.
“Se alguém duvida que esse grupo vai estar unido no ano que vem, eu digo: esse grupo estará unido. Esse grupo vai ser forte, tem projeto para o Brasil e vai fazer a diferença”, afirmou Tarcísio, sem citar diretamente Lula.
Na sequência, o governador criticou decisões do governo federal. “As decisões são tomadas de forma casuística e até irresponsável”, disse ele ao comentar o cenário político nacional.
Aliado de Bolsonaro, Tarcísio segue dizendo que tentará reeleição
Apesar das articulações nacionais, Tarcísio tem repetido que será candidato à reeleição ao governo de São Paulo. Aliados próximos, no entanto, avaliam que a participação ativa nos debates nacionais indica uma possível mudança de planos, principalmente diante da ausência de Bolsonaro na disputa.
Lideranças como Ciro Nogueira e Valdemar Costa Neto não descartam o nome de Tarcísio para a Presidência em 2026. “Temos que ver o que o Tarcísio vai resolver, para a gente poder resolver nossa vida”, afirmou Valdemar, ao ser questionado sobre a estratégia do PL para a próxima eleição.
Guilherme Derrite muda de partido e pode disputar vaga ao Senado
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, deixou o PL e se filiou ao PP com apoio de Tarcísio e articulação conjunta com Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e Ciro Nogueira. A mudança fortalece os planos eleitorais da base aliada do governador.
Cotado para disputar o Senado em 2026, Derrite segue licenciado de seu mandato como deputado federal. Durante o evento, ele afirmou que Tarcísio nunca mencionou ser candidato à Presidência, mas reconheceu que o cenário pode evoluir. A filiação também tem objetivo programático: o PP quer que o secretário se torne uma referência nacional em segurança pública.
“Hoje, não vejo um senador que tenha essa legitimidade, essa especialidade”, disse Derrite, ao defender sua atuação no setor.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari