Morre Luiz de Deus, ex-prefeito de Paulo Afonso, aos 86 anos

Em 2013, ele chegou a assumir vaga na Câmara dos Deputados no lugar de ACM Neto, quando assumiu Prefeitura de Salvador


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 24/05/2025 12:15 • Política
Morre Luiz de Deus, ex-prefeito de Paulo Afonso, aos 86 anos - Reprodução/Instagram
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O ex-prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, morreu, na noite de sexta-feira (23), aos 86 anos. Ele estava internado há cerca de dez dias na UTI do Hospital Núcleo Vida, na cidade do norte baiano, enfrentando complicações de saúde. Médico de formação, Luiz de Deus também era pecuarista e teve uma trajetória marcante na política baiana ao longo de mais de quatro décadas.

Pelo município de Paulo Afonso, Luiz de Deus exerceu o cargo de prefeito em três períodos diferentes: de 1989 a 1992, depois de 2017 a 2020, e entre 2021 e 2024, quando acabou renunciando ao mandato por motivos de saúde. A decisão foi oficializada, em agosto de 2024, após sucessivos afastamentos e agravamento do quadro clínico. Em 2013, ele chegou a assumir uma vaga na Câmara dos Deputados no lugar do então deputado federal ACM Neto (União Brasil), quando assumiu a Prefeitura de Salvador pela primeira vez.

ACM Neto lamenta morte

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, lamentou, com profundo pesar, a morte do ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado federal Luiz de Deus. “Tive a honra de conviver com ele”, disse o ex-prefeito.

“Luiz foi um homem íntegro, sério e comprometido, que dedicou sua vida a servir ao povo de Paulo Afonso e do nosso estado”, completou Neto.

Problemas de saúde e renúncia ao cargo

Desde o início de 2023, Luiz de Deus já havia se afastado da função de prefeito em decorrência de questões médicas. Na ocasião, foi entregue à Câmara Municipal de Paulo Afonso um laudo médico detalhado, que relatava o estado clínico do gestor.

De acordo com o documento, Luiz apresentava um quadro de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, tremores, declínio cognitivo, episódios de queda e disautonomia — condição que afeta o funcionamento do sistema nervoso autônomo, responsável por regular funções involuntárias como pressão arterial e frequência cardíaca. Após o afastamento, o ex-prefeito passou por diversas internações, com piora progressiva da saúde. Sua saída definitiva da prefeitura marcou o encerramento de uma das carreiras políticas mais duradouras da região.

Legado político e familiar

Natural de Brejo Grande, no estado de Sergipe, Luiz de Deus iniciou sua carreira profissional na medicina, mas logo ganhou destaque também na política. Foi eleito deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2011, e chegou à Câmara dos Deputados em 2013, exercendo mandato federal até 2014. Na ocasião, assumiu uma vaga aberta com a eleição do atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, à Prefeitura de Salvador.

Ao longo da vida pública, Luiz de Deus ficou conhecido por sua atuação firme em defesa da saúde e do desenvolvimento regional, além de manter forte presença no cenário político do norte da Bahia. Mesmo afastado da rotina administrativa, continuava sendo uma figura respeitada na cidade e no meio político baiano.

Ele deixa cinco filhosCelidone de Deus (Dr. Lulinha), Dra. Carlina de Deus, Paulinho de Deus, Antônio de Deus e Flávia Maria —, além de netos e bisnetos. Alguns dos filhos seguiram carreira na política e na medicina, ampliando o legado da família na região.

Trajetória marcada pela dedicação à cidade

Nascido em 5 de junho de 1938, Luiz de Deus transformou Paulo Afonso em sua terra adotiva. Seu nome está diretamente ligado a momentos importantes da história política e administrativa do município. Ao longo de décadas, foi considerado uma das principais lideranças políticas da região, com atuação tanto no legislativo estadual e federal quanto no comando da prefeitura local.

A trajetória de Luiz de Deus deixa um legado de compromisso com a vida pública, marcado por conquistas e desafios enfrentados com dedicação até seus últimos dias.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro -
Política 03/02/2026 às 17:30

CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro

Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados


Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador -
Cidades 03/02/2026 às 17:00

Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador

Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas


Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel -
Política 03/02/2026 às 16:29

Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel

Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano


Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno -
Política 03/02/2026 às 16:01

Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno

Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues


Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti -
Copa do Mundo 2026 03/02/2026 às 15:27

Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti

Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos


Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia -
Política 03/02/2026 às 14:42

Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia

Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado


Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso -
Internacional 03/02/2026 às 14:11

Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso

Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro


Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula -
Política 03/02/2026 às 13:40

Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda


Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA -
Política 03/02/2026 às 13:09

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA

Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia


MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia -
Política 03/02/2026 às 12:38

MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia

Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado