Taxa de ocupação dos hotéis em Salvador deve superar 95% no Carnaval de 2025
Reservas no entorno dos circuitos de Carnaval já estão esgotadas, mas ainda há opções de hospedagem disponíveis na cidade

A expectativa é que a ocupação da rede hoteleira da Bahia alcance números recordes, superando as altas taxas de anos anteriores, durante o Carnaval 2025. O diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Thiago Sena, revela que a demanda por hospedagem está aquecida, especialmente para destinos populares como Salvador, Porto Seguro, Morro de São Paulo e Praia do Forte.
Com a chegada da semana do Carnaval, Salvador já sente os efeitos da alta demanda. Muitos hotéis, especialmente os localizados próximos aos circuitos oficiais da festa, já estão com reservas esgotadas. Em 2024, a taxa de ocupação durante os dias de maior movimento, especialmente sábado e domingo de Carnaval, alcançou quase 90%. Para 2025, a expectativa é que esse número supere o do ano passado, com aumento também na diária média das hospedagens.
“A rede hoteleira da cidade registrou em 2024 uma taxa de ocupação de quase 90% nos dias mais buscados durante a festa, especialmente o sábado e o domingo de Carnaval, e para esse ano há a expectativa que possamos ter números ligeiramente superiores na ocupação dos hotéis, com crescimento também da diária média do período”, afirmou Sena.
Crescimento do turismo na Bahia
Diversas pesquisas realizadas nos últimos meses posicionam a Bahia como um dos destinos mais desejados para o Verão e, em particular, para o Carnaval. De acordo com uma pesquisa da Booking.com, Salvador lidera o ranking entre os destinos mais procurados pelos brasileiros durante a festa, superando outras cidades tradicionais como Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza. Segundo Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado (Setur), o recorde no número de turistas na Bahia é resultado das iniciativas implementadas pelo governo estadual.
“O nosso trabalho começa logo depois que termina o Carnaval. Iniciamos as ações de promoção do destino Bahia e, internamente, preparamos o estado para receber os visitantes”, contou Bacelar.
Desafios e oportunidades para rede hoteleira
Apesar do aumento da procura, o setor hoteleiro enfrenta desafios. Nos últimos anos, a região da Barra-Ondina, um dos principais circuitos do Carnaval, viu surgir um número considerável de imóveis residenciais destinados à locação de curta duração. Essas locações, muitas vezes realizadas por meio de plataformas online, competem diretamente com os hotéis, colocando pressão sobre a taxa de ocupação e as tarifas.
“Nos últimos anos essa região viu surgir uma quantidade enorme de imóveis residenciais com um ou dois quartos, voltados à locação de curta duração em plataformas online, e isso tem sido um desafio para a rede hoteleira, não apenas no Carnaval, mas em todo o ano”, disse Sena.
Sena destaca que, embora alguns hotéis ainda tenham disponibilidade, a previsão é que a demanda aumente nos dias que antecedem a festa.
“Alguns hotéis dentro do circuito ainda têm vaga, mas esperamos por um aumento nas buscas nesses últimos dias que antecedem a festa, para que a rede hoteleira possa alcançar uma taxa de ocupação superior a 95% dentro do circuito Barra-Ondina, com picos de demanda nos dias mais buscados durante a festa, especialmente o sábado e o domingo”, explica.
Tarifas e projeções financeiras
De acordo com a ABIH-BA, não houve reajustes significativos no valor das diárias em comparação ao ano anterior. Os aumentos esperados eram abaixo de 10%, de acordo com a inflação do período. No entanto, somente será possível avaliar o impacto real das tarifas após o Carnaval, com os dados de diárias médias do setor.
O faturamento da rede hoteleira durante o Carnaval é um aspecto crucial, já que esse período representa a maior receita para os hotéis, superando até o Réveillon.
“Para muitos o Carnaval representa também uma oportunidade financeira de compensar os longos períodos de baixa demanda e faturamento no restante do ano, sendo importante para manter o equilíbrio das contas e a saúde financeira ao longo do ano”, afirma Sena.
Geração de empregos e impacto econômico
A movimentação durante o Carnaval também se traduz em oportunidades de emprego. O setor hoteleiro da Bahia emprega diretamente mais de 40 mil pessoas, e a previsão é que haja um aumento de 10 a 15% nas contratações temporárias durante o período festivo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a expectativa é de que surjam pelo menos seis mil novas vagas temporárias no setor durante a alta temporada e o Carnaval.
“A rede hoteleira costuma ter um aumento de contratações temporárias no início do Verão, mas também existem contratações específicas para os períodos de pico, como Réveillon e Carnaval, e estimamos um aumento de 10 a 15% no quadro de colaboradores dos hotéis”, disse Sena.
Entre 2021 e 2024, o setor turístico da Bahia criou 36,7 mil postos de trabalho formais, incluindo a recuperação de 19 mil empregos perdidos durante a pandemia. O crescimento do turismo na Bahia, que foi de 8,4% no ano passado, superou a média nacional de 3,5%, com cerca de três milhões de turistas chegando ao estado.
Mais Lidas
Venda de carros novos avança 16,6% em maio e impulsiona indústria automotiva
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan

ACM Neto recebe apoio de petista e amplia articulações no interior durante os festejos juninos
Ex-prefeito de Salvador é recebido por lideranças de diferentes partidos no Recôncavo e reforça planos para 2026 com filha ao seu lado