Ministros de Lula enfrentam semana de pressão no Congresso em meio a demissões e crise no INSS

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira comparecerá, nesta terça-feira (6), à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 05/05/2025 17:29 • Política
Ministros de Lula enfrentam semana de pressão no Congresso em meio a demissões e crise no INSS - Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Quatro ministros do governo Lula devem prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados nesta semana. As agendas ocorrem em meio ao agravamento de crises nos ministérios, como a saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência após denúncias de desvios no INSS, e o avanço da reforma ministerial, que inclui a substituição de Cida Gonçalves por Márcia Lopes na pasta das Mulheres.

Duas das participações serão obrigatórias, por meio de convocações formais. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comparecerá nesta terça-feira (6) à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Ele deve prestar esclarecimentos sobre o asilo concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por corrupção em processo ligado à Lava Jato.

Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi convocada para audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, marcada para quarta-feira (7), às 10h. A iniciativa partiu de deputados da oposição que questionam sua atuação em temas relacionados à COP30 e à Amazônia Legal.

Meio ambiente e conflitos no campo

A convocação de Marina Silva tem dois focos. O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) solicitou esclarecimentos sobre os impactos ambientais da construção de uma rodovia em Belém, cidade-sede da COP30. Já Rodolfo Nogueira (PL-MS), produtor rural, quer saber se a ministra teve envolvimento com o Acampamento Terra Livre e sobre o aumento de queimadas na Amazônia Legal.

Na mesma comissão, mas na terça-feira (6), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, será ouvido a partir de convite aprovado por deputados. O ministro deve abordar questões como regularização fundiária, política de preços dos alimentos e ações do governo federal diante de conflitos agrários.

Parlamentares também devem questionar Teixeira sobre supostos crimes atribuídos a movimentos sociais durante o “Abril Vermelho”, tradicional jornada de lutas do MST. O ministro será convidado a apresentar os resultados de sua pasta e os planos para o restante do ano.

Congresso deve ouvir Luiz Marinho e esperava Lupi antes de exoneração

Na quarta-feira (8), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi convidado pela Comissão de Trabalho para apresentar o planejamento da pasta para 2025. A audiência também será oportunidade para discutir temas ligados ao mercado de trabalho, emprego formal e programas de qualificação.

Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, era esperado no mesmo dia na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Ele havia sido convocado para prestar esclarecimentos sobre os desvios bilionários nos proventos de aposentados e pensionistas do INSS, revelados por operações da Polícia Federal.

Entretanto, Lupi deixou o cargo na última sexta-feira (2), em meio à pressão política e investigações. Com sua saída, o governo Lula chegou à 11ª troca ministerial desde o início da atual gestão, em janeiro de 2023.

Comando do Ministério das Mulheres é alterado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta segunda-feira (5), a demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres e a nomeação de Márcia Lopes para o cargo. A substituição foi oficializada em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

A nomeação de Márcia Lopes e a exoneração de Cida Gonçalves foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), consolidando a 12ª mudança ministerial promovida por Lula desde o início do terceiro mandato, em janeiro de 2023.

Márcia Lopes é assistente social e professora. Ela já integrou o governo Lula anteriormente, quando ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento Social em 2010, durante o segundo mandato do presidente. Também foi secretária-executiva do ministério e secretária nacional de Assistência Social.

Na esfera municipal, exerceu mandato como vereadora em Londrina entre 2001 e 2004. Além disso, foi secretária de Assistência Social da cidade. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1982, Márcia Lopes tem 67 anos e é irmã de Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência no governo Dilma Rousseff e ex-chefe de gabinete de Lula.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Paulo Gonet envia parecer ao STF favorável à pejotização das relações de trabalho -
Cidades 05/02/2026 às 21:00

Paulo Gonet envia parecer ao STF favorável à pejotização das relações de trabalho

Manifestação de Paulo Gonet sustenta validade da pejotização e define papel da Justiça comum


Polícia Militar da Bahia promove primeira mulher ao posto de coronel em 200 anos de história -
Cidades 05/02/2026 às 20:29

Polícia Militar da Bahia promove primeira mulher ao posto de coronel em 200 anos de história

Promoção assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues marca os 32 anos de carreira da oficial e dentista


ACB vê risco à economia e reforça ação contra tributação de lucros do Simples Nacional -
Negócios 05/02/2026 às 19:59

ACB vê risco à economia e reforça ação contra tributação de lucros do Simples Nacional

Ação foi protocolada com o objetivo de proteger empresários enquadrados no Simples Nacional diante de novo entendimento da Receita


Flávio Dino determina revisão e suspensão de ‘penduricalhos’ ilegais no serviço público -
Política 05/02/2026 às 19:32

Flávio Dino determina revisão e suspensão de ‘penduricalhos’ ilegais no serviço público

Decisão atinge União, estados e municípios e aponta uso irregular de indenizações para inflar salários no serviço público


Associação de Camarotes discute prevenção de incêndios e planos de emergência com bombeiros para o Carnaval -
Carnaval 2026 05/02/2026 às 19:02

Associação de Camarotes discute prevenção de incêndios e planos de emergência com bombeiros para o Carnaval

Durante a agenda, foi ressaltada a importância do diálogo antecipado entre os organizadores dos camarotes e os órgãos responsáveis pela segurança


Fachin adia almoço com ministros do STF em meio a debate sobre Código de Ética -
Cidades 05/02/2026 às 18:28

Fachin adia almoço com ministros do STF em meio a debate sobre Código de Ética

Encontro previsto para a próxima quinta-feira (12) foi adiado por conflito de agenda e será realizado após o Carnaval


Prefeitura entrega kits e cartões de transporte para ambulantes do Carnaval de Salvador até esta sexta-feira -
Carnaval 2026 05/02/2026 às 17:59

Prefeitura entrega kits e cartões de transporte para ambulantes do Carnaval de Salvador até esta sexta-feira

Kits incluem equipamentos de trabalho e cartão de transporte gratuito para o período da festa


Arena Fonte Nova apresenta nova iluminação cênica e experiência tecnológica para jogo entre Bahia e Fluminense -
Esporte 05/02/2026 às 17:29

Arena Fonte Nova apresenta nova iluminação cênica e experiência tecnológica para jogo entre Bahia e Fluminense

Partida utilizará nova iluminação cênica baseada em refletores de LED com tecnologia RGB


Agenda cultural: Bloquinhos no Além do Carmo, Furdunço, Fuzuê, Luiz Caldas, Tatau, Olodum, J. Velloso, Ara Ketu e mais; confira no Portal M! -
Cultura 05/02/2026 às 17:01

Agenda cultural: Bloquinhos no Além do Carmo, Furdunço, Fuzuê, Luiz Caldas, Tatau, Olodum, J. Velloso, Ara Ketu e mais; confira no Portal M!

Descubra os melhores eventos do fim de semana em Salvador e explore opções incríveis de entretenimento


José Rotondano toma posse como presidente do TJ-BA, destaca combate à violência doméstica e defende aproximação com a sociedade -
Política 05/02/2026 às 16:34

José Rotondano toma posse como presidente do TJ-BA, destaca combate à violência doméstica e defende aproximação com a sociedade

Posse solene ocorreu no Fórum Ruy Barbosa e destacou pautas institucionais do Judiciário