Lula empossa Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações

Siqueira Filho é considerado um nome técnico, e embora tenha sido indicado pelo União Brasil, não possui filiação partidária


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 24/04/2025 17:28 • Política
Lula empossa Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações - Ricardo Stuckert/PR
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou, nesta quinta-feira (25), o novo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. A nomeação do então presidente da Telebras ocorreu após o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) recusar o convite para assumir a pasta.

Siqueira Filho é considerado um nome técnico, próximo ao senador Efraim Filho (União-PB), e sem filiação partidária, embora tenha sido indicado pelo União Brasil.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a sugestão do nome de Siqueira foi apresentada a Lula durante reunião no Palácio do Planalto, na quarta-feira (23), com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), do ex-ministro Juscelino Filho e do deputado Pedro Lucas. A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também participou do encontro que selou a indicação.

Frederico dirigia a Telebras e sua indicação pelo União Brasil foi apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes“, informou a Secom.

Indicação visa preservar aliança

A nomeação de Siqueira, que já atuou na operadora Oi e comandava a Telebras, marca a décima mudança ministerial desde o início do terceiro mandato de Lula. Ele assume o posto anteriormente ocupado por Juscelino Filho, afastado após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de corrupção envolvendo emendas parlamentares, revelada em 2023.

Embora tenha o apoio do presidente do União Brasil, Antonio Rueda, a articulação da escolha foi liderada por Alcolumbre. A decisão de indicar um nome técnico, em vez de político, foi estratégica para evitar conflitos internos e garantir estabilidade nas relações com o partido.

Waldez Góes, atual ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, também compõe a cota de ministros ligados a Alcolumbre. Com a escolha de Siqueira, a expectativa é evitar uma nova crise de articulação, mantendo o União Brasil contemplado na Esplanada sem acirrar disputas internas da legenda.

União Brasil segue dividido

Nos bastidores, a avaliação é de que a recusa de Pedro Lucas à função teve relação com disputas internas no União Brasil. Rueda, atual presidente da sigla, teria demonstrado resistência à saída de Pedro Lucas da liderança do partido na Câmara, o que poderia favorecer o avanço de uma ala oposicionista.

Para integrantes do governo, o recuo de Pedro Lucas foi visto como um desfecho positivo. A permanência do deputado à frente da liderança evitaria possíveis tensões com o Planalto e garantiria maior previsibilidade na interlocução com o partido, que conta atualmente com 59 deputados federais na Câmara.

Mesmo com a posse de um nome ligado ao partido, congressistas do União Brasil afirmam que a bancada manterá posição independente, votando de acordo com os interesses do país. A percepção entre os parlamentares é de que o atual modelo de articulação política adotado pelo governo está desgastado.

Articulação com perfil técnico

A escolha de Frederico de Siqueira Filho também cumpre uma exigência imposta pela legislação eleitoral. Ao indicar um nome sem pretensões eleitorais, o governo evita mudanças obrigatórias no comando da pasta em abril do próximo ano, prazo-limite para desincompatibilização de candidatos às eleições de 2026.

a posse de Siqueira é vista como um movimento de acomodação política que preserva a base aliada e evita desgaste com a bancada do União Brasil. A medida também reforça o papel de Davi Alcolumbre como articulador do governo junto ao Congresso Nacional.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro -
Política 03/02/2026 às 17:30

CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro

Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados


Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador -
Cidades 03/02/2026 às 17:00

Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador

Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas


Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel -
Política 03/02/2026 às 16:29

Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel

Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano


Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno -
Política 03/02/2026 às 16:01

Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno

Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues


Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti -
Copa do Mundo 2026 03/02/2026 às 15:27

Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti

Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos


Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia -
Política 03/02/2026 às 14:42

Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia

Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado


Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso -
Internacional 03/02/2026 às 14:11

Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso

Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro


Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula -
Política 03/02/2026 às 13:40

Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda


Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA -
Política 03/02/2026 às 13:09

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA

Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia


MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia -
Política 03/02/2026 às 12:38

MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia

Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado