Festival celebra língua portuguesa em Salvador com shows, livros e cinema gratuito
Valter Hugo Mãe, Vera Duarte e Lazzo Matumbi estão entre atrações de evento gratuito, que acontece a partir deste sábado (3)
Divulgação
Salvador recebe, entre sábado (3) e segunda-feira (5), o “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa”, evento cultural gratuito que propõe uma imersão na diversidade artística e literária do universo lusófono. Com atividades programadas para o Espaço Cultural da Barroquinha e o Gabinete Português de Leitura, o festival contará com a presença de autores renomados, apresentações musicais, exibição de filmes e encenações teatrais.
A proposta é valorizar a língua portuguesa como patrimônio imaterial que conecta culturas de diferentes continentes. A curadoria mescla referências clássicas e contemporâneas, incluindo escritores premiados, artistas consagrados e produções audiovisuais de países como Brasil, Portugal e Cabo Verde.
Abertura homenageia Fernando Pessoa com espetáculo teatral
A programação tem início, no próximo sábado (3), às 17 horas, no Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade, com a apresentação da peça “Fernando Pessoa – O Espetáculo”. Em cartaz há 30 anos, a montagem celebra a obra do poeta português Fernando Pessoa, um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa.
Sua célebre frase “Minha pátria é a minha língua” inspira o tema do festival. Através do teatro, o espetáculo busca aproximar o público da poesia multifacetada de Pessoa, destacando seus heterônimos e sua contribuição para o modernismo literário.
Literatura em destaque com roda de conversa e lançamento de livro
Já no domingo (4), a programação tem início às 14h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, com uma roda de conversa entre três importantes vozes da literatura lusófona. Participam do encontro o autor português Valter Hugo Mãe, conhecido por sua linguagem inovadora e obras traduzidas em vários idiomas; a escritora cabo-verdiana Vera Duarte, que na ocasião lança no Brasil seu livro “A Vénus Crioula”; e a poeta baiana Lívia Natália, referência em poesia contemporânea e militância antirracista.
Música embala noite com Lazzo Matumbi interpretando Luiz Melodia
Ainda no domingo, às 18h, o cantor Lazzo Matumbi sobe ao palco da Barroquinha com o show “Lazzo Canta Melodia”. O repertório homenageia o legado de Luiz Melodia, com releituras de clássicos como “Ébano”, “Juventude Transviada” e “Estácio Hollyday Estácio”. A apresentação contará com banda completa e novos arranjos assinados pelo próprio Lazzo, que imprime sua identidade à obra do homenageado.
Encerramento tem mostra de cinema lusófono e apresentação da OSBA
A programação se encerra, na segunda-feira (5), no Gabinete Português de Leitura, com uma mostra de cinema dedicada à produção audiovisual em língua portuguesa. Os filmes selecionados representam diferentes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e um dos realizadores estará presente para dialogar com o público.
A programação se encerra às 18h com uma apresentação especial da Camerata Opus Lumen, núcleo da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). O concerto propõe um diálogo entre música clássica e a diversidade cultural lusófona, encerrando o festival com sonoridades que refletem a riqueza da língua portuguesa.
Serviço
Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa
Quando: De 3 a 5 de maio
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha e Gabinete Português de Leitura (Salvador – BA)
Quanto: Gratuito. Entrada por ordem de chegada, sujeita à lotação dos espaços
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas