Tiago Correia diz que fala de Jerônimo sobre CPI do Lixo ‘desrespeita a autonomia dos poderes’
De acordo com o parlamentar, governador desrespeita autonomia entre os poderes ao recomendar medidas que cabem exclusivamente aos deputados estaduais
Sandra Travassos/ALBA
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Tiago Correia (PSDB), afirmou, nesta quinta-feira (10), que a sugestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) da abertura de uma CPI sobre empresas de lixo no Estado ao criticar a CPI do MST, seria uma interferência nos trabalhos do Legislativo. Para o parlamentar, o governador desrespeita a autonomia entre os poderes ao recomendar medidas que cabem exclusivamente aos deputados estaduais.
Segundo o líder da oposição, a criação da CPI do MST foi respaldada por assinaturas de parlamentares tanto da base quanto da oposição. “É mais uma declaração infeliz do governador, que desrespeita a autonomia entre os poderes e tenta interferir nos trabalhos do Legislativo”, afirmou Correia. Ele também destacou que, ao reagir com essa proposta, Jerônimo atinge toda a Assembleia, não apenas a oposição.
Contratos de lixo são de responsabilidade municipal, afirma oposição
Tiago Correia também ressaltou que os contratos de limpeza urbana são firmados por prefeituras, o que restringe qualquer investigação ao âmbito municipal. Para ele, não cabe à Assembleia investigar os serviços de coleta de lixo firmados pelas gestões municipais.
Ainda de acordo com Correia, as comissões parlamentares de inquérito devem investigar denúncias fundamentadas. “Caso o governador tenha alguma denúncia a fazer, basta encaminhá-la ao Ministério Público. Caso queira muito participar dos trabalhos na Assembleia, pode se candidatar a deputado estadual nas eleições do ano que vem e, se eleito, poderá propor a investigação que quiser”, concluiu.
Sandro Régis rebate Jerônimo e cobra CPI dos Respiradores
A declaração do governador também provocou resposta imediata de outro oposicionista, o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil). Ele defendeu que a AL-BA deveria investigar a compra de respiradores que nunca chegaram à Bahia durante a pandemia de Covid-19.
Régis criticou a sugestão da CPI do Lixo e voltou a cobrar apuração sobre a aquisição dos equipamentos, que custaram cerca de R$ 50 milhões aos cofres públicos estaduais. “Se é para investigar, que se investigue tudo. Inclusive o que foi feito com os milhões de reais desperdiçados enquanto a Bahia enfrentava o pior momento da crise sanitária”, declarou.
Ele lembrou que o requerimento da CPI dos Respiradores foi apresentado em 2022, quando ainda era líder da oposição, mas a comissão nunca foi instaurada. Para Régis, a Casa Legislativa também precisa “de coragem e responsabilidade para reabrir essa caixa preta”.
Bruno rebate Jerônimo sobre CPI do Lixo: ‘precisa parar de passear’
Quem também rebateu a fala do governador foi o prefeito Bruno Reis (União Brasil). Durante evento no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o gestor municipal acusou o petista de se omitir diante de conflitos fundiários no interior baiano. “Precisa parar de passear pelo Estado e começar a governar”, disparou ao Portal M!.
“O Jerônimo precisa trabalhar, rapaz. Parar de inspirar factoide e fazer política. Precisa fazer gestão, governar, parar de passear pelo Estado e tratar as coisas com seriedade e responsabilidade”, completou.
Jerônimo sugere CPI do Lixo
Durante a inauguração da nova unidade do SineBahia – Casa do Trabalhador, na manhã desta quinta-feira, o governador Jerônimo criticou a instauração da CPI do MST na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e sugeriu que o mesmo fosse feito para investigar os contratos envolvendo empresas de limpeza urbana que atuam no Estado.
“A Assembleia é autônoma, a Constituição estabelece que tenha que ter autonomia. Eu fico sempre meditando sobre algumas atitudes de alguns deputados, que é natural também. Não estou aqui dizendo que não é para fazer, mas existem outras decisões que a Assembleia podia também tomar. A Assembleia podia fazer uma investigação, é sugestão, sobre as empresas de lixo na Bahia. Podia fazer, para ver se descobrir alguma coisa”, afirmou o governador ao Portal M!.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas