Sidônio diz que ministros também são responsáveis por queda de popularidade do governo Lula
Ministro destacou que nova campanha publicitária busca melhorar percepção do governo e que função é garantir que população tenha acesso às informações
Ricardo Stuckert/PR
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou, nesta quinta-feira (3), que os ministros que integram o governo Lula (PT) também são responsáveis pela queda na popularidade da gestão.
“Não tem nada que me isentar de impopularidade. Eu acho que a impopularidade tem responsabilidade de todos os ministros. Todas as áreas, a área política, gestão, comunicação, todo mundo. Isso não tem absolutamente nenhum problema”, disse Sidônio após o evento “Brasil Dando a Volta por Cima”, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
O evento teve como objetivo apresentar um balanço das ações do governo nos últimos dois anos, mas ocorreu em meio à queda na aprovação da gestão, que caiu de 47% para 41%, segundo pesquisa Genial/Quaest. A desaprovação do governo atingiu 56% em março.
O ministro destacou que a nova campanha publicitária busca melhorar a percepção do governo e que sua função é garantir que a população tenha acesso às informações corretas sobre as ações da gestão. “Quanto à opinião da população sobre o governo, se acha isso, ou disso e daquilo, aí não é questão de a gente ficar definindo”, afirmou.
Durante o evento, a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi mencionada diversas vezes. Das 36 medidas apresentadas, 11 fizeram referência a melhorias em relação à gestão anterior.
Lula lidera cenários de 2º turno em 2026
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3), pelo instituto Genial/Quaest, mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa contra todos os principais nomes da direita em cenários de segundo turno para a eleição presidencial de 2026. No entanto, os números também indicam um aumento na rejeição ao petista e um crescimento na insatisfação com sua administração.
Petista tem vantagem apertada contra Bolsonaro
Considerando um possível reencontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, Lula aparece com 44% das intenções de voto, contra 40% de Bolsonaro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, o que significa um empate técnico no limite da confiança estatística. Outros 3% estão indecisos, enquanto 13% afirmam que pretendem votar em branco, nulo ou se abster do pleito.
Desempenho contra demais adversários
No cenário de disputa contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula surge com 44% das intenções contra 38% da ex-primeira-dama. Neste cenário, indecisos somam 3%, e os que optariam por branco, nulo ou abstenção chegam a 15%.
Já contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula registra 43% contra 37% do oponente. A diferença entre os dois caiu de nove para seis pontos em relação ao levantamento anterior. Indecisos somam 4%, e brancos e nulos chegam a 16%.
Rejeição à candidatura de Lula tem crescimento
Apesar da liderança nos cenários de segundo turno, a pesquisa também revelou que 62% dos brasileiros acham que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Esse índice cresceu dez pontos percentuais desde o último levantamento, em dezembro de 2023, quando 52% manifestaram essa opinião. Já os que apoiam sua candidatura são 35%, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.
Outro dado que reforça a queda na popularidade do petista é a desaprovação do governo. De acordo com a pesquisa da Quaest divulgada nesta última quarta-feira (2), 56% dos brasileiros acreditam que o Brasil está indo na direção errada sob a gestão de Lula. Além disso, a percepção negativa sobre a economia cresceu: 56% dos entrevistados afirmaram que a situação piorou nos últimos 12 meses, um aumento de 17 pontos em relação a janeiro. Apenas 16% disseram que houve melhora, enquanto 26% acreditam que tudo permanece igual.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel