Rosina Bahia diz que ‘solidariedade é fundamental’ para continuidade de serviços do Martagão Gesteira
Ao Portal M!, Rosina falou sobre a trajetória da instituição, e reforçou compromisso de levar atendimento de qualidade às crianças e suas famílias
Equipe M!
A presidente do Conselho da Liga Álvaro Bahia e neta do idealizador do Hospital Martagão Gesteira, Rosina Bahia, enfatizou, nesta terça-feira (18), a importância da solidariedade para a continuidade dos serviços na unidade. Em entrevista ao Portal M!, Rosina falou sobre a trajetória da instituição, e reforçou o compromisso de levar atendimento de qualidade às crianças e suas famílias.
Para ela, quando uma criança adoece, toda a família também enfrenta essa batalha, tornando ainda mais essencial o trabalho realizado pelo hospital. A principal dificuldade enfrentada pela instituição é o financiamento, uma vez que o Martagão Gesteira opera exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa solidariedade é muito fundamental, porque como o nosso Martagão Gesteira, por exemplo, é um hospital 100% SUS, como todos sabem, os recursos do SUS não cobrem as despesas dos procedimentos específicos. E a solidariedade da sociedade como um todo, dos empresários e das doações que vêm espontâneas ou captadas pelos nossos funcionários e pela equipe de captação, são esses recursos que nos ajudam a manter e a equilibrar um pouco esse déficit orçamentário, que é constante. Anualmente a gente fecha no vermelho”, disse.
Rosina participou da divulgação da programação de mais uma edição do Jantar do Bem, evento beneficente destinado a arrecadar fundos para a continuidade do trabalho da unidade, referência no tratamento pediátrico no Norte e Nordeste do país.
Neste ano, em que o hospital celebra seis décadas de fundação, a grande novidade é a participação de chefs de renome internacional, responsáveis por três dos restaurantes mais premiados de Salvador: Origem (Fabrício Lemos e Lisiane Arouca), Manga (Dante e Kate Bassi) e Amado (Edinho Engel).
Atendimento humanizado e compromisso com as crianças
Para ela, mesmo diante das dificuldades financeiras, o compromisso do hospital com a qualidade do atendimento é inegociável.
“Nossos pacientezinhos são triplamente carentes. Primeiro, porque são crianças que precisam de uma ajuda dos seus pais, dos seus familiares, até que possam alçar seus próprios voos. Segundo, porque já são socioeconomicamente carentes, porque o nosso público é 100% SUS. E terceiro, porque estão doentes”, explicou.
Diante dessa realidade, Rosina enfatiza a importância da atenção e do cuidado. “Uma criança socioeconomicamente carente é triplamente carente, então precisa de toda atenção, de todo cuidado, de eficiência no tratar e de todo o amor possível e humanização para que ela possa se recuperar bem e voltar a frequentar sua família, sua escola e, afinal de contas, viver, porque o dom maior de todos nós é a vida, que nos foi concedida por Deus”, acrescentou.
Importância da solidariedade
Rosina Bahia também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboram com a instituição, reforçando a importância das doações para a manutenção do hospital.
“Muitíssimo obrigada e a gente aproveita a oportunidade para agradecer a todos que ao longo de tantos anos têm colaborado com a nossa instituição, os que colaboram hoje e os que ainda vão colaborar, porque vocês fazem parte dessa história”, concluiu.
Aniversário do Martagão
Em comemoração aos 60 anos do Martagão Gesteira, um bolo de 60 metros foi preparado e compartilhado na última segunda-feira (17) com colaboradores, pacientes, familiares e a comunidade do bairro do Tororó.
Confira a entrevista com Rosina Bahia na íntegra:
Mais Lidas
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad