Senadora Tereza Cristina participa de fórum agro no Oeste da Bahia ao lado do prefeito Júnior Marabá
Encontro reuniu lideranças e instituições do setor em Luís Eduardo Magalhães
Divulgação
A senadora Tereza Cristina (PP) esteve em Luís Eduardo Magalhães na última sexta-feira (14), para participar do 1º Fórum das Mulheres Agroparceiras do Oeste Baiano, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) em parceria com a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O evento teve como objetivo apresentar as principais demandas e desafios do agronegócio na região oeste do estado, além de destacar o papel feminino no setor.
Durante o encontro, a senadora, que também é ex-ministra da Agricultura, utilizou suas redes sociais para destacar a importância da iniciativa. “É muito gratificante ver mulheres se organizando, debatendo política, agro, sustentabilidade e o futuro do nosso país. Momentos como esse reforçam a força feminina e a relevância do agro para o Brasil”, escreveu Tereza Cristina.
Estiveram presentes no evento representantes de entidades como Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), sindicatos rurais e demais instituições ligadas ao setor produtivo. Também participaram o prefeito Junior Marabá (PP) e o produtor rural e secretário de Agricultura Jaime Cappellesso.
Senadora reconhece avanço tecnológico e sustentabilidade do agro baiano
Ao ouvir as demandas dos produtores locais, Tereza Cristina elogiou o desenvolvimento da região e ressaltou a relevância do trabalho técnico realizado no Oeste baiano. “É impressionante ver o quanto essa região cresceu graças ao empenho dos produtores e das instituições do agro. Aqui, pesquisa, tecnologia e gestão caminham juntas para garantir uma produção cada vez mais eficiente e sustentável. Esse modelo de sucesso precisa ser reconhecido e fortalecido em todo o Brasil”, afirmou.
Para o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, a presença da senadora fortalece a relação da região com o Congresso Nacional. “A visita da senadora Tereza Cristina só reforça os laços da nossa região com o Senado. Agradeço a dedicação e o compromisso com o desenvolvimento do setor. Sua experiência e apoio são fundamentais para fortalecer ainda mais nosso agronegócio”, declarou Junior Marabá.
Evento reforça protagonismo feminino no setor agropecuário
O fórum teve como tema “Mulheres no agro: conectando gerações, inspirando o futuro”, e reuniu lideranças femininas do agronegócio para discutir os desafios e perspectivas das mulheres no setor. O evento contou com painéis temáticos e espaços de diálogo sobre sustentabilidade, inovação e gestão.
A Abapa teve participação ativa no encontro com a presença da presidente Alessandra Zanotto Costa no painel “Mulheres que Inspiram”. Outras lideranças também estiveram no evento, como a vice-presidente da Faeb, Carminha Missio; a consultora Mariely Biff; a CEO da FarmCom, Camila Telles; e a vice-presidente da Associação De Olho no Material Escolar, Andréia Bernabé.
Mulheres ocupam posições estratégicas no agro
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), 59,2% das mulheres do agro são proprietárias ou sócias de negócios rurais, 30,5% atuam em cargos de liderança, e 10,4% desempenham funções operacionais ou técnicas. Os dados confirmam a importância da presença feminina nas diversas etapas da cadeia produtiva.
Segundo Alessandra Zanotto, a participação da Abapa no fórum reforça o compromisso da instituição com a valorização das mulheres no setor. “Este Fórum surge como um espaço essencial para fortalecer essa rede, promover conhecimento e inspirar futuras gerações de mulheres no agro. Mais do que um encontro, é um marco na valorização do talento e da força feminina, abrindo caminhos para um futuro ainda mais inclusivo e inovador”, destacou.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30