Governador se reúne com forças de segurança, após pressão do PV nacional e quase 24h do sequestro de Ivanilson Gomes
Autoridades discutem ações para encontrar presidente do PV-BA, mas governador manteve agenda e só se pronunciou após cobrança pública

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu, na tarde deste sábado (15), com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e os chefes das forças policiais do Estado para discutir o sequestro de Ivanilson Gomes, presidente do PV na Bahia. A reunião – que ocorreu em Jussari, no Sul do Estado, após a inauguração de novas unidades de segurança no município – também contou com as presenças da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.
Apesar da gravidade do caso, que envolve uma figura política relevante e um crime com requintes de ousadia, reunião só foi mobilizada quase 24 horas após o sequestro, que ocorreu na tarde desta última sexta-feira (14), e o governador manteve sua agenda oficial normalmente até então. O posicionamento de Jerônimo só veio após a nota pública do presidente nacional do PV, José Luiz Penna, cobrando celeridade no resgate de Ivanilson. Até o momento, o petista não fez declarações diretas sobre o caso, limitando-se a reuniões internas.
Investigações, prisão e medidas adotadas
Na reunião, foram discutidas estratégias de inteligência para elucidar o crime, incluindo a análise de imagens de câmeras de segurança e a coleta de depoimentos de testemunhas. As forças de segurança também reforçaram que qualquer informação sobre o paradeiro de Ivanilson pode ser comunicada anonimamente pelo Disque Denúncia 181.
A Polícia Civil ainda não divulgou detalhes sobre as investigações, alegando que a liberação de informações poderia comprometer o andamento do caso e colocar em risco a vida da vítima. No entanto, secretário estadual da Juventude do PV, Gabriel Luís, foi preso, nesta manhã, após confessar envolvimento no crime e alegar que agiu sob pressão de traficantes do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, onde mora.
Cobranças e omissões
A falta de um posicionamento rápido do governo estadual gerou críticas, especialmente após a divulgação da nota do presidente nacional do PV. “Fazemos um apelo às autoridades para que atuem com máxima urgência e dedicação, empregando todos os esforços necessários para garantir o resgate seguro de Ivanilson, preservando sua integridade física”, declarou Penna.
Além do silêncio do governador, parlamentares do PV na Bahia, incluindo o vereador de Salvador André Fraga e os deputados estaduais Ludmilla Fiscina, Marquinho Viana, Roberto Carlos e Vitor Bonfim, também não se manifestaram publicamente sobre o crime, mantendo a divulgação de suas agendas políticas normalmente até a manhã deste sábado. No entanto, no início desta tarde, Roberto Carlos, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, divulgou nota em sua conta oficial no Instagram lamentando o episódio e solicitando prioridade máxima nas investigações.
“Ivanilson é um grande amigo, meu correligionário e uma pessoa pela qual tenho apreço e respeito. Minha solidariedade à família de Ivanilson e a todos que aguardam ansiosos pelo seu retorno em segurança. Confio no trabalho das nossas polícias para que ele seja resgatado o mais rápido possível, com sua integridade preservada”, disse o deputado estadual, que também é líder do PV na AL-BA .
Ivana Bastos foi primeira a se manifestar
Enquanto o governador e outros membros do PV-BA evitavam falar sobre o caso, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), foi uma das poucas lideranças políticas a cobrar publicamente ações imediatas. “Recebi com grande preocupação a notícia do sequestro de Ivanilson Gomes. Expresso minha total solidariedade a ele, sua família e todos que aguardam ansiosamente por sua segurança”, escreveu Ivana em suas redes sociais.
A postura do governador Jerônimo Rodrigues, que, mesmo informado do crime, seguiu normalmente sua agenda no interior do Estado, incluindo a participação em eventos festivos e religiosos, gerou desconforto nos bastidores políticos. Em sua conta oficial no Instagram, o petista chegou a publicar uma homenagem ao Dia da Escola e compartilhar registros da missa especial pelo aniversário de Almadina, cidade a cerca de 460 km de Salvador.
Repercussão e incertezas
Enquanto a pressão pública cresce, a população e os aliados políticos de Ivanilson Gomes aguardam respostas concretas das autoridades. O caso reforça um cenário preocupante de insegurança na Bahia, onde a violência política e o avanço do crime organizado se tornam cada vez mais evidentes.
Agora, resta saber se a reunião promovida pelo governador resultará em ações efetivas ou se será apenas mais um gesto tardio diante de um caso que escancara as fragilidades da segurança pública no Estado. Até o momento, o paradeiro de Ivanilson é desconhecido.
Mais Lidas
Política
STF mantém suspensão da rede social Rumble no Brasil
Após 34 horas, presidente do PV na Bahia é libertado de sequestro
Lula convida Zé Dirceu para disputar eleição de 2026
Capitão Alden confirma presença em ato de Bolsonaro no Rio de Janeiro
Últimas Notícias

Maria Bethânia interrompe show no Rio e critica som: ‘Me respeitem! Não vou cantar com esse som’
Atitude da artista gerou aplausos do público presente.

Bolsonaro desafia STF em ato no Rio e reforça apoio à anistia dos condenados pelo 8/1
Declaração foi feita diante de uma multidão de apoiadores

Tiago Correia detona Rui Costa após fala sobre falecida mãe de Bruno Reis: “insensível e desrespeitoso”
Líder da oposição ressaltou que a política não deve ser um campo sem regras e que o uso de ataques pessoais prejudica a construção de um debate democrático

Preta Gil recebe alta hospitalar e celebra recuperação em show de Gilberto Gil
Cantora compartilha momento de superação após infecção urinária e acompanha show do pai, Gilberto Gil, em Salvador

Quarto voo de repatriação dos Estados Unidos chega ao Brasil com 135 deportados
Voo da Força Aérea Brasileira trouxe brasileiros de volta após mudanças na rota para evitar maus-tratos

STF mantém suspensão da rede social Rumble no Brasil
Decisão foi unânime e confirma determinação do ministro Alexandre de Moraes

Show de Gilberto Gil em Salvador marca início da turnê “Tempo Rei” com emoção, protestos e homenagens
Espetáculo de despedida teve participações especiais e uma homenagem emocionante à filha Preta Gil, além de protestos contra a Ditadura Militar

Bolsonaro lidera novo ato em Copacabana para pressionar Congresso e STF sobre anistia
Manifestação contará com apoio de aliados políticos e religiosos para contestar penas dos envolvidos no 8 de janeiro

Verão Costa a Costa transforma Arembepe em centro de diversão e esporte
Evento reúne milhares de pessoas e promove atividades esportivas, culturais e de lazer em Camaçari

Papa Francisco segue internado e apresenta evolução no quadro clínico
Pontífice está sendo monitorado em hospital de Roma e passa por sessões de fisioterapia respiratória e motora