Derrota para Bolsonaro? PGR rejeita novo pedido e prazo de defesa se encerra nesta quinta-feira
Gonet seguiu o entendimento adotado pelo ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, que já havia negado os pedidos
Andressa Anholete/SCO/STF
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quarta-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contrário ao pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ampliar o prazo de defesa na denúncia sobre a tentativa de golpe. Gonet seguiu o entendimento adotado pelo ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, que já havia negado os pedidos. O prazo para apresentação da manifestação termina nesta quinta-feira (6).
PGR rejeita ampliação do prazo
Na semana passada, a defesa de Bolsonaro recorreu da decisão do ministro Alexandre de Moraes, que negou o aumento do prazo de 15 para 83 dias. Os advogados alegaram que o período solicitado compensaria o tempo em que o processo ficou na Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise. Em alternativa, pediram um prazo dobrado de 30 dias.
No parecer enviado ao STF, Gonet afirmou que a solicitação não tem previsão legal. “Inexiste previsão legal para prorrogação de prazo que vise a apresentação de resposta preliminar (artigos 4º da Lei n. 8.038/1990 e 233 do RISTF). O pretendido prazo idêntico ao período em que os autos permaneceram sob análise do parquet igualmente não encontra respaldo legal“, escreveu, citando a Lei nº 8.038/1990 e o Regimento Interno do STF.
Defesa teve acesso antecipado ao material
Segundo a PGR, a defesa de Bolsonaro já teve acesso ao material do processo antes mesmo da apresentação da denúncia, após a retirada do sigilo do relatório da Polícia Federal. “Houve amplo acesso à defesa aos elementos de provas, inclusive em momento prévio ao oferecimento da denúncia“, argumentou Gonet.
Com o parecer contrário da PGR, a decisão final sobre o pedido caberá ao ministro Alexandre de Moraes. O magistrado já havia rejeitado anteriormente a ampliação do prazo solicitada por Bolsonaro.
Prazos para manifestação das defesas
A maioria dos denunciados tem até esta quinta-feira (6) para apresentar defesa. No entanto, o general Braga Netto e o almirante Almir Garnier receberam um prazo estendido e podem se manifestar até sexta-feira (7).
Logo após a denúncia da PGR, Moraes determinou um prazo único de 15 dias para todos os acusados enviarem uma resposta preliminar. A defesa de Bolsonaro pediu a extensão do prazo, mas teve a solicitação negada.
Mesmo após a negativa inicial, o ex-presidente voltou a recorrer, alegando que não teve acesso integral aos autos. O novo pedido também foi rejeitado por Moraes no final de fevereiro.
STF deve definir julgamento
Se o prazo inicial determinado pelo ministro for mantido, Bolsonaro precisará apresentar sua defesa ainda nesta semana. Após a entrega das manifestações, o STF marcará o julgamento da denúncia.
O caso será analisado pela Primeira Turma do Supremo, composta por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Pelo regimento da Corte, cabe às turmas do tribunal julgar ações penais. Como Moraes faz parte da Primeira Turma, o caso será analisado pelo colegiado.
Caso a maioria dos ministros aceite a denúncia, Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal no STF. A data do julgamento ainda não foi definida, mas pode ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas