Ao lado de Erika Hilton, Lídice da Mata defende que o combate às fake news é uma das ‘grandes tarefas’ da ‘esquerda brasileira’
Para Erika Hilton, a ‘democracia’ e a ‘verdade’ deverão estar no centro das discussões na Câmara dos Deputados em 2025
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
As deputadas Erika Hilton (PSOL) e Lídice da Mata (PSB) defenderam, neste sábado (1º), que o combate às fake news é uma das “grandes tarefas” da esquerda brasileira. A declaração conjunta ocorreu em publicação nas redes sociais, antes da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. Na ocasião, a presidente do PSB na Bahia elogiou Érika pelo vídeo explicando a norma do Pix, revogada após uma onda de fake news sobre o tema.
“Estamos iniciando hoje o trabalho da Câmara dos Deputados, vai ter a eleição da mesa da Câmara, e eu estou aqui com essa ícone da luta da esquerda brasileira que é a nossa Erika. Eu estou parabenizando ela pelo enfrentamento que ela fez naquele vídeo, esclarecendo o que era a política do PIX, do governo federal, e denunciando aqueles que inventaram aquela fake news. Então, essa é uma das grandes tarefas que tem a esquerda brasileira hoje, que é enfrentar a luta para desmistificar e desmascarar as fake news da extrema-direita”, iniciou Lídice.
Já Erika ressaltou que será mais um ano de luta na Câmara dos Deputados, e enfatizou que a “democracia” e a “verdade” deverão estar no centro das discussões na Casa.
“Mais um ano que se inicia e é um ano de luta, um ano de colocar no centro da discussão a democracia e a verdade contra as mentiras da extrema-direita, o ódio, o fundamentalismo. Vamos juntas unir esforços por um Brasil melhor. Justo e equânime para todo mundo”, complementou Erika.
Confira o vídeo:
Erika publica vídeo explicando a polêmica do pix
Em vídeo publicado no dia 18 de janeiro, Erika Hilton se posicionou sobre a polêmica envolvendo o pix, sistema de pagamentos instantâneos que vem gerando debates no cenário político. No vídeo, a deputada criticou as afirmações do deputado Nikolas Ferreira (PL), que havia sugerido que o governo Lula defendia a taxação do pix. Hilton desmentiu essas alegações e explicou que a proposta de taxação foi, na realidade, uma iniciativa do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
A deputada, que gravou o vídeo usando um cenário branco, fez questão de esclarecer que o governo Lula nunca propôs a taxação do sistema, destacando que a proposta vinda do ex-ministro Guedes era, sim, uma medida relacionada a uma tentativa de ampliação da fiscalização sobre as movimentações financeiras.
Relembre o vídeo:
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças
Após a publicação do vídeo, a deputada Erika Hilton formalizou, no dia 19 de janeiro, um pedido à Polícia Federal (PF) solicitando a abertura de um inquérito para investigar ameaças de morte que ela tem recebido nas redes sociais. Elas surgiram após a líder do seu partido na Câmara dos Deputados divulgar um vídeo em que rebate acusações do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o sistema de pagamentos Pix. A deputada relatou que, além das agressões direcionadas a ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi alvo de ameaças.
Ameaças de morte e incitação de violência
Após a publicação do vídeo em questão, diversos internautas utilizaram a rede social ‘X’ para fazer postagens violentas. As mensagens de ódio eram explícitas e detalhavam ameaças graves à integridade física de Hilton.
Em uma das postagens, um usuário sugeriu que a deputada deveria ser “fuzilada”, enquanto outros chegaram a afirmar que “pistoleiros deveriam ser contratados para ficar em sua cola”. Outra ameaça ainda fazia referência ao assassino da vereadora Marielle Franco, mencionando que um “Projeto Ronnie Lessa 2.0” deveria ser colocado em prática.
De acordo com a assessoria da deputada, ela não foi a única a ser alvo de ataques, uma vez que o presidente Lula também foi mencionado nas mensagens de violência. Em resposta às ameaças, os advogados de Hilton enviaram as informações dos perfis responsáveis pelas postagens à Polícia Federal, pedindo a identificação dos autores dos crimes.
Resposta da deputada
Em um comunicado à imprensa, Erika Hilton não demonstrou medo diante das ameaças e reforçou sua determinação em seguir com sua defesa da verdade. “Não recuarei. Estou, junto de meus advogados e equipe de segurança, tomando as medidas cabíveis para responsabilizar quem comete crimes, mas, acima de tudo, não podemos perder o foco, que é espalhar a verdade sobre os fatos”, afirmou a deputada.
A solicitação de abertura do inquérito à PF reflete a seriedade das ameaças e a busca por responsabilização de quem comete tais delitos. A deputada e sua assessoria estão comprometidas com a busca pela justiça, garantindo que os agressores sejam identificados e punidos conforme a lei.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro