Divulgação do resultado final do ‘Enem dos Concursos’ é antecipada; confira nova data
De acordo com ministra Esther Dweck, além das listas, convocações para cursos de formação começarão no mesmo dia
Bruno Peres/Agência Brasil
O resultado do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos“, será divulgado em 4 de fevereiro. A ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou a mudança nesta terça-feira (14), antecipando a data que inicialmente seria 11 de fevereiro. De acordo com a ministra, as listas dos aprovados nas vagas previstas no edital serão publicadas nesse dia, abrangendo várias vagas e cargos. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com a ministra, além da divulgação das listas, as convocações para os cursos de formação começarão no mesmo dia, para os cargos que ainda exigem essa etapa. Ela detalhou que, para cada cargo, poderão ser feitas até três convocações, já que o edital permite inscrições para mais de um cargo. As demais convocações serão feitas em 11 e 18 de fevereiro, conforme o desempenho dos candidatos.
“No dia 4 de fevereiro serão divulgadas as listas dos aprovados nas vagas já previstas no edital para todas as vagas. Vocês sabem que cada bloco tem várias vagas e vários cargos. Então, serão divulgadas essas listas e, nesse mesmo dia, naquelas carreiras que ainda têm uma última etapa, que é a etapa do curso de formação, as pessoas já serão convocadas para o curso”, disse a ministra.
Vagas em diferentes estados e cargos
O Concurso Nacional Unificado oferece 6.640 vagas em 26 capitais, Brasília e cidades do interior. As oportunidades estão distribuídas em 16 cargos em 21 órgãos federais, incluindo o próprio MGI, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). O cargo com maior número de vagas é o de Auditor-fiscal do Trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com 900 oportunidades.
O concurso também reserva cotas para diferentes grupos sociais. Serão disponibilizadas 30% das vagas para indígenas, 20% para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. A participação no curso de formação será obrigatória para os candidatos aprovados em determinadas vagas, o que resultará na eliminação automática daqueles que optarem por um cargo inferior na lista de preferência.
Processo de confirmação da participação no curso
A ministra detalhou o procedimento para confirmação da participação no curso de formação. O candidato será informado, por meio de uma mensagem em seu perfil, sobre a convocação para o curso e será questionado se deseja participar. Caso a resposta seja positiva, o candidato estará oficialmente matriculado, mas será retirado das listas de cargos abaixo da sua preferência, conforme estipulado no edital.
Datas e detalhes do concurso
O concurso foi realizado em 18 de agosto de 2024, com mais de 2 milhões de candidatos em todo o Brasil. O exame consistiu em questões objetivas e discursivas baseadas nos blocos temáticos que correspondem às vagas ofertadas.
Nova edição
Também nesta terça-feira (14), a ministra anunciou que o governo federal tem interesse em realizar uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Durante coletiva no Ministério do Planejamento, a ministra destacou a aceitação positiva do modelo aplicado no concurso de 2024.
“A gente acha que foi um modelo inovador, que teve muitos ganhos para a administração pública”, afirmou Dweck.
Apesar do interesse em uma nova edição, a ministra esclareceu que mais informações sobre o ‘CNU 2’ só serão divulgadas após a publicação da primeira lista de aprovados, prevista para o dia 4 de fevereiro. “Eu sei que é essa é a pergunta que todo mundo quer saber, mas mais uma vez, a gente já falou que só vai divulgar o novo CNU quando terminar esse, quando tiver os resultados do concurso divulgados”, declarou Dweck.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas