SSP-BA aponta redução de 8,7% em mortes violentas no Estado em 2024
Balanço das ações foi divulgado nesta terça-feira (7) durante coletiva de imprensa, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia
Thuane Maria/GOVBA
A Bahia registrou queda de 8,7% em mortes violentas no último ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentados nesta terça-feira (7). O número é o menor dos últimos 17 anos e acompanha a continuidade da queda nos últimos três anos. A utilização de tecnologia, junto a ações integradas, foi fundamental para esses resultados, conforme destacou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
De acordo com Werner, a estratégia dos “três I’s” – integração, inteligência e investimento – foi essencial para alcançar essa redução.
“A gente investiu em tecnologia, mas a tecnologia também foi aplicada com compromisso por nossas forças policiais. Ano passado, em 2024, 1.132 pessoas foram presas com o reconhecimento facial. Em 2025, já estamos com 54 pessoas presas em menos de seis dias. Todas sem um disparo sequer de arma de fogo”, afirmou o secretário.
Em relação aos tipos específicos de crimes, houve redução de 8,5% nas mortes em confrontos e de 7,8% nos feminicídios. A diminuição foi ainda mais acentuada na capital, Salvador, com uma queda de 12,5% nas mortes violentas, e nas cidades da Região Metropolitana (RMS), que apresentaram redução de 12,7%, em comparação a 2023.
Ações de inteligência
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, explicou como a ampliação dos Núcleos de Inteligência Policial no interior do estado contribuiu para a queda na criminalidade.
“Antigamente toda a parte de interceptação de dados telemáticos de extração de celulares ficava, aqui, na Superintendência de Inteligência. Nós levamos isso para o interior do Estado. Hoje são 13 Núcleos de Inteligência Policial, com equipes in loco, trabalhando na apreensão de celulares e extração de dados”, destacou Brito.
Ela ainda ressaltou que mais de R$ 1 milhão foram investidos em novas licenças para extração de dados, que são compartilhados com departamentos de inteligência de outros estados. Isso aumentou a eficiência das ações, permitindo uma resposta mais ágil aos crimes.
Infraestrutura e operações de segurança
O Governo do Estado da Bahia também fez investimentos significativos em infraestrutura de segurança em 2024. A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) inaugurou ou modernizou 72 Unidades Conjugadas da Polícia Civil e Militar.
Além disso, o Estado adquiriu 2.500 viaturas, armamentos, coletes balísticos e outros equipamentos. Essas medidas foram essenciais para as operações de segurança, como a Força Total, Unum Corpus, Ficco, Posto Legal e Cira, que resultaram em 19.172 prisões realizadas no Estado, das quais 1.132 foram feitas com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial.
Armas apreendidas e líderes de facções localizados
A Bahia teve um 2024 de destaque no combate ao crime organizado, com a apreensão de 6.298 armas, incluindo 86 fuzis, e a localização de 94 líderes de facções criminosas em todo o estado. Além disso, foram realizadas 19.172 prisões e apreendidas 10 toneladas de drogas.
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, destacou a integração entre as forças de segurança de diferentes estados como um fator-chave no sucesso dessas operações. “Trabalhamos em rede, com forças de segurança de outros estados, trocando informações, compartilhando mandados de prisão. E isso tem propiciado essas prisões, como a que aconteceu essa semana de outro indivíduo, que estava no nosso Baralho do Crime, e foi preso em Pernambuco”, afirmou a delegada.
Entre as tecnologias utilizadas no combate ao crime, o Sistema de Reconhecimento Facial se destacou, sendo responsável por 1.132 prisões em 2024 e pela localização de 2.398 pessoas desde sua implementação. A tecnologia também tem sido aplicada em grandes eventos como a Lavagem do Bonfim e o Carnaval, tanto na capital quanto no interior do estado.
Redução das mortes violentas em Salvador e RMS
Salvador e a Região Metropolitana apresentaram resultados positivos na redução de mortes violentas em 2024. Durante a coletiva de imprensa, foi informado que a capital teve uma queda de 12,5% nas mortes violentas, enquanto os municípios da Região Metropolitana tiveram redução de 12,7% em relação ao ano anterior.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou que os bons resultados são consequência dos investimentos em várias áreas, como inteligência, efetivo policial, viaturas e perícia qualificada. “Esses resultados são fruto do nosso investimento em equipamentos de inteligência, em efetivo, em viaturas, perícia qualificada. Tudo isso reflete em uma melhor investigação, em um melhor planejamento, na melhor operacionalidade da Polícia Militar, no laudo produzido. É uma mudança, acima de tudo, de mentalidade”, afirmou Werner.
A redução nos índices de violência também incluiu uma diminuição de 8,5% nas mortes em confrontos e uma queda de 7,8% nos feminicídios. No total, a Bahia registrou em 2024 uma redução de 8,7% nas mortes violentas, o menor número dos últimos 17 anos.
Ações de segurança
Além das quedas nos índices de violência, o Governo do Estado da Bahia investiu na modernização e expansão das forças de segurança. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) inaugurou ou modernizou 72 Unidades Conjugadas da Polícia Civil e Militar, além de adquirir 2.500 viaturas e outros equipamentos essenciais, como armamentos e coletes balísticos.
O Sistema de Reconhecimento Facial também desempenhou um papel importante nas ações de segurança, auxiliando na prisão de 1.132 pessoas durante o ano de 2024. Operações como Força Total, Unum Corpus, Ficco, Posto Legal e Cira foram responsáveis por grande parte das 19.172 prisões realizadas no estado.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas