AL-BA conclui votação da LOA e entra em recesso
Com aprovação, deputados estaduais entram em recesso parlamentar e retornam no dia 3 de fevereiro, quando acontece eleição da nova mesa-diretora
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concluiu, nesta última quarta-feira (18), a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, estimada em R$ 70,8 bilhões. Com a aprovação, a Casa entra em recesso parlamentar, retornando aos trabalhos apenas no dia 3 de fevereiro de 2025, quando também ocorrerá a eleição da nova mesa-diretora para o biênio 2025/2026.
Além da LOA, outras quatro proposições do Executivo foram analisadas e votadas no encerramento das atividades legislativas.
Acordo de líderes viabiliza votações na AL-BA
As votações só ocorreram após um encontro de líderes para definir a pauta de encerramento. O líder do governo, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), destacou a importância do diálogo para viabilizar o processo legislativo.
“Foi um desafio construir um consenso em torno de projetos tão importantes. Conseguimos avançar graças ao entendimento e à disposição para o diálogo”, afirmou Rosemberg.
Por sua vez, o líder da oposição, Alan Sanches (União Brasil), reconheceu a importância do debate democrático e enfatizou a necessidade de fiscalização contínua. “Nosso papel foi de fiscalizar e cobrar, mas também de contribuir quando necessário. Esse equilíbrio permitiu que votássemos projetos fundamentais para a Bahia”, disse.
Polêmica pela presidência na AL-BA
Com a proximidade da eleição para a nova mesa-diretora, surgem incertezas sobre a permanência do atual presidente Adolfo Menezes (PSD), que busca um terceiro mandato consecutivo. Em decisões anteriores, o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou a possibilidade de um terceiro mandato em casas legislativas, mas a AL-BA derrubou essa limitação internamente.
Hilton Coelho (PSOL) já sinalizou que deve judicializar a questão caso Menezes seja reeleito. Em um possível cenário de impasse, o atual líder governista Rosemberg Pinto, se eleito em fevereiro para a 1ª vice-presidencia, hoje ocupada pelo também petista Zé Raimundo, poderia assumir a presidência interinamente até que uma decisão judicial seja proferida.
Mudança na composição parlamentar
A AL-BA também passará por mudanças na composição parlamentar em 2025. O deputado Pablo Roberto (PSDB) se licenciará para assumir a vice-prefeitura de Feira de Santana, sendo substituído pelo ex-deputado estadual Paulo Câmara (PSDB). Essas alterações deverão impactar as negociações políticas no início do próximo ano.
Propostas aprovadas
Além da LOA, outras propostas significativas foram votadas. Entre elas, estão os projetos de Lei 25.624/2024, que trata da revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024/2027, e 25.442/2024, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis.
Outros destaques incluem os projetos de Lei 25.272/2024, que institui o Código de Vigilância Sanitária, e 25.605/2024, que trata das alíquotas de impostos como IPVA e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). A aprovação desses PLs oriundos do Executivo, garante uma base sólida para a administração pública no próximo ano.
Com o encerramento das atividades e a aprovação de propostas relevantes, a AL-BA entra em recesso com um balanço positivo e expectativas de debates intensos em 2025, especialmente diante das disputas políticas que se desenham para o início do novo ano legislativo.
Expectativas para 2025
O presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), comemorou o desempenho do Legislativo em 2024, ano marcado pelo período eleitoral municipal. “A AL-BA teve um ano muito produtivo. Buscamos ser céleres e criteriosos com todas as proposições que chegaram à Casa, priorizando os interesses dos baianos. O Legislativo estadual mais uma vez demonstra compromisso com a Bahia”, afirmou.
Os deputados retornarão às atividades em 3 de fevereiro, quando também ocorrerá a eleição da nova mesa-diretora para o biênio 2025-2026.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Governo da Bahia antecipa repasses de cotas de ICMS e Fundeb aos municípios
PEC do corte de gastos é aprovada em dois turnos na Câmara
Relator da PEC do Ajuste Fiscal reduz verba do Fundeb para educação integral
Últimas Notícias
Projeto Vida Nova Empregabilidade será premiado com o Troféu Você e a Paz
Central de Outdoor da Bahia anuncia campeões do projeto Outdoor Universitário
Governo da Bahia antecipa repasses de cotas de ICMS e Fundeb aos municípios
Medida visa ajudar os municípios a melhorar sua situação financeira no fechamento das contas de 2024
Banco Central intervém no câmbio e dólar registra queda após recorde histórico
Moeda americana recuou para R$ 6,14 após leilões recordes e declarações do BC
PEC do corte de gastos é aprovada em dois turnos na Câmara
Texto foi aprovado por 348 votos favoráveis e 146 contrários. No primeiro turno, os números foram 354 votos a favor, 154 contra e duas abstenções
Seminário orienta servidores municipais de Salvador sobre aposentadoria e planejamento financeiro
Evento teve como objetivo orientar os servidores municipais recém-aposentados e aqueles próximos de se aposentar
Rodrigo Amaral aponta educação como prioridade para 2025 e diz que Bruno Reis vai ‘emplacar sua marca’ na próxima gestão
Eleito pelo PSDB com 8,7 mil votos, Rodrigo cumprirá seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador
Relator da PEC do Ajuste Fiscal reduz verba do Fundeb para educação integral
Além das alterações no Fundeb, a PEC prevê a redução gradual no número de trabalhadores com direito ao abono salarial
Justiça determina soltura do empresário Marcos Moura, o ‘Rei do Lixo’, e Francisco Nascimento, presos pela PF na Bahia
Decisão afirma que não há elementos concretos que justifiquem sua prisão temporária
Próximo presidente do Banco Central, Galípolo descarta ataque especulativo coordenado contra o real
Segundo ele, não é correto tentar tratar o mercado como um bloco monolítico
Câmara aprova PEC fiscal que restringe abono salarial e modifica regras fiscais e de supersalários
Proposta segue para a próxima etapa de votação no segundo turno
Cadastro Nacional de Animais Domésticos é sancionado por Lula e promete maior controle sanitário
Iniciativa visa centralizar informações sobre tutores e animais para promover saúde pública e bem-estar animal