Celulares e armas são apreendidos no presídio de Eunápolis, após fuga de 16 detentos
Intervenção reforça segurança e investe em melhorias estruturais na unidade prisional
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realizou uma revista em oito celas após intervenção no Conjunto Penal de Eunápolis (CPE), onde houve a fuga de 16 detentos e até o momento nenhum deles foi recapturado. A ação, conduzida pelo Grupo de Intervenção da unidade e pelo Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), teve início na última segunda-feira (16) e se estendeu até terça-feira (17).
Segundo a Seap, foram apreendidos 18 celulares, cinco pendrives, um carregador, 96 armas brancas, além de anotações com contabilidade suspeita e outros materiais ilícitos. Os itens confiscados serão analisados para identificar possíveis responsáveis e desvendar eventuais atividades criminosas envolvendo os detentos.
Visitas suspensas e transparência com instituições
Em decorrência das ações operativas iniciais após a fuga de 16 dentes na última quinta-feira (12), as visitas foram suspensas por tempo indeterminado. A suspensão foi previamente comunicada ao Poder Judiciário, à Defensoria Pública, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Na terça-feira (17), o diretor interventor do CPE, policial penal Jorge Magno, realizou uma reunião com representantes da 5ª Defensoria de Eunápolis e da Comissão de Visitantes dos Presos. Durante o encontro, foram apresentados detalhes das medidas implementadas, reforçando o compromisso com a transparência e alinhando informações com familiares e visitantes dos internos.
Investimentos estruturais no Conjunto Penal
Além das revistas e intervenções administrativas, a operação no Conjunto Penal de Eunápolis contempla melhorias estruturais. Obras estão em fase de planejamento, incluindo a construção de um muro e outras requalificações que visam ampliar a segurança da unidade. A medida ocorre logo após um vídeo com a fuga dos 16 presos viralizar nas redes sociais, demonstrando a facilidade do ataque e a fragilidade da segurança do complexo.
Neste ano, a Seap já promoveu avanços significativos, como a realização de um concurso público para o preenchimento de 287 vagas de policiais penais. Além disso, foram adquiridas aproximadamente 40 novas viaturas e 17 kits de videomonitoramento (CFTV) para aprimorar o controle e a vigilância nos presídios do Estado.
Começo das operações
Na noite da última quinta-feira (12), 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis escaparam após uma invasão de criminosos fortemente armados. De acordo com as investigações, um grupo de oito homens abriu um buraco no alambrado da unidade e, após intenso tiroteio com os seguranças, conseguiu libertar os internos.
A diretora, o diretor-adjunto e o coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis, no Extremo-sul da Bahia, foram afastados de seus cargos no último sábado (14). A medida aconteceu após investigação de que eles teriam ignorado um alerta sobre o possível ataque ao complexo, o que acabou se concretizando.
Desde o ocorrido, as polícias civil e militar têm realizado operações intensivas para recapturar os fugitivos. Até o momento, três dos invasores foram mortos em confrontos com as forças de segurança, enquanto outros dois foram detidos. Apesar das ações, os 16 detentos permanecem foragidos.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
População indígena no Brasil cresce 89% em 12 anos, aponta IBGE
Últimas Notícias
PEC do corte de gastos é aprovada em dois turnos na Câmara
Relator da PEC do Ajuste Fiscal reduz verba do Fundeb para educação integral
Justiça determina soltura do empresário Marcos Moura, o ‘Rei do Lixo’, e Francisco Nascimento, presos pela PF na Bahia
Decisão afirma que não há elementos concretos que justifiquem sua prisão temporária
Próximo presidente do Banco Central, Galípolo descarta ataque especulativo coordenado contra o real
Segundo ele, não é correto tentar tratar o mercado como um bloco monolítico
Câmara aprova PEC fiscal que restringe abono salarial e modifica regras fiscais e de supersalários
Proposta segue para a próxima etapa de votação no segundo turno
Cadastro Nacional de Animais Domésticos é sancionado por Lula e promete maior controle sanitário
Iniciativa visa centralizar informações sobre tutores e animais para promover saúde pública e bem-estar animal
População indígena no Brasil cresce 89% em 12 anos, aponta IBGE
Segunda maior concentração foi registrada no Nordeste
Jerônimo Rodrigues alcança marca de 300 municípios visitados na Bahia: ‘Tenho orgulho de todo o trabalho feito até aqui’
Governador destaca avanços com ações e entregas em diversas áreas nos municípios baianos
PIB do agronegócio baiano registra crescimento de 64% no terceiro trimestre de 2024
Setor atinge R$ 114,4 bilhões no terceiro trimestre de 2024, com alta nos preços de commodities como boi gordo, café e cacau
O que fazer em Salvador no fim de semana? Filhos de Jorge, Samba de Pretas, Carlinhos Brown e mais; confira na agenda do Portal M!
Descubra todos eventos em Salvador neste fim de semana e confira nossas sugestões de lazer
AL-BA aprova lei que fortalece educação científica na Bahia
Nova legislação tem o intuito de aproximar os jovens da ciência
Postos de combustível são interditados na Bahia por adulteração e fraudes no abastecimento
Operação da ANP, Sefaz-BA, polícias militar e civil também resultou na autuação de outros dez estabelecimentos