Após 10 anos, passarela que liga Mussurunga e bairro da Paz é entregue à população

Equipamento dá acesso às ruas Luís Eduardo Magalhães e Desembargador Wilde de Lima


Redação
Redação 10/12/2024 20:20 • Cidades
Após 10 anos, passarela que liga Mussurunga e bairro da Paz é entregue à população - Feijão Almeida

A passarela entre os bairros da Paz e Mussurunga foi inaugurada nesta terça-feira (10), na Avenida Paralela, em Salvador. Construída pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a estrutura tem 354 metros de comprimento e três metros de largura.

O equipamento dá acesso às ruas Luís Eduardo Magalhães e Desembargador Wilde de Lima, além de ciclovias e uma pista de caminhada no canteiro central da avenida. A obra recebeu investimento superior a R$ 16 milhões.

As obras foram iniciadas ainda em 2022, no entanto, a entrega foi adiada diversas vezes. A CTB apontou como justificativa a necessidade de tratativas técnicas e operacionais com diferentes esferas do poder público. Inicialmente, a previsão era que a entrega seria em julho de 2023. Entretanto, foi adiada para dezembro do mesmo ano. Depois, adiada novamente para janeiro de 2024 e, após não realizada, julho.

A entrega oficial foi realizada pelo vice-governador Geraldo Júnior, acompanhado da secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, e outras autoridades. Durante a cerimônia, Geraldo destacou o impacto social do projeto.

“Transformar a vida das pessoas tem sido a máxima do nosso governo. Mas, acima de tudo, queremos cuidar da vida das pessoas. Por isso, essa não é só uma obra de infraestrutura, tem um simbolismo muito especial. Aqui é um processo de integração entre São Cristóvão, o bairro da Paz e Mussurunga, com estações de ônibus, de metrô. Queremos garantir desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou.

Estações de transporte coletivo

A nova passarela facilita o acesso de pedestres às estações de ônibus e ao terminal de metrô do Bairro da Paz. De acordo com a secretária Jusmari Oliveira, a obra foi idealizada com a participação das comunidades do entorno, dentro de um projeto maior de mobilidade urbana.

“Essa passarela integra um conjunto de obras que foram discutidas, combinadas com a população de Salvador e da Região Metropolitana, desde que se iniciou a implantação do projeto do metrô Salvador-Lauro de Freitas”, explicou.

Projetos complementares

A secretária também destacou outras ações realizadas pelo governo estadual para melhorar a mobilidade. “Nós estamos comemorando esse conjunto de obras, que começou nos últimos dois anos, com a entrega do Tramo 3, que foram R$ 800 milhões de investimento; com a estação e o terminal Águas Claras; com a estação e o terminal Campinas; com o complexo viário de Águas Claras, que integrou de forma muito especial a 29 de Março à BR-324”, detalhou.

VLT e participação popular no planejamento

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do subúrbio, já em execução, também fazem parte desse planejamento estratégico. “Queremos, com isso, mudar a vida das pessoas. Tudo feito na democracia, na participação popular”, acrescentou Jusmari.

Redação

Redação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico -
Cidades 11/04/2025 às 19:05

Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico

Empreendimento será construído no polo industrial da Região Metropolitana de Salvador e promete retorno mensal com renda passiva


Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior -
Política 11/04/2025 às 18:36

Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior

Segundo parlamentar, seca tem causado perdas severas na agricultura familiar, na pecuária e no abastecimento de água


Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’ -
Cidades 11/04/2025 às 18:00

Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’

Reportagem da 'The Economist' expõe desafios logísticos da capital paraense e destaca tensões ambientais e estruturais antes da cúpula do clima


Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’ -
Cultura 11/04/2025 às 17:29

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’

De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina


BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo -
BBB 25 11/04/2025 às 17:00

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo

Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações


Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso -
Política 11/04/2025 às 16:32

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso

Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo


Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima -
Cidades 11/04/2025 às 15:59

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima

Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo


Bolsonaro passa mal durante agenda no Rio Grande do Norte e é internado às pressas com fortes dores abdominais -
Política 11/04/2025 às 15:26

Bolsonaro passa mal durante agenda no Rio Grande do Norte e é internado às pressas com fortes dores abdominais

Ex-presidente deu entrada em um hospital local com dores intensas no abdômen, atribuídas às complicações da facada sofrida em 2018


Gleisi dispara contra anistia de bolsonaristas e alerta: ‘país pode entrar em crise institucional’ -
Política 11/04/2025 às 14:42

Gleisi dispara contra anistia de bolsonaristas e alerta: ‘país pode entrar em crise institucional’

Ministra diz que proposta favorece Bolsonaro e militares; oposição intensifica articulações para votação em plenário


São João  de Irecê promete show histórico com Simone Mendes, João Gomes e Zé Vaqueiro -
Cultura 11/04/2025 às 14:11

São João de Irecê promete show histórico com Simone Mendes, João Gomes e Zé Vaqueiro

Evento promete atrair mais de 800 mil pessoas com programação extensa e geração de milhares de empregos


Vixe