Luiz Caetano aponta desafio em capacitar trabalhadores para trabalharem na BYD em Camaçari

Indústria possui a estimativa de atingir a marca de 20 mil trabalhadores no local até o final de 2026


Bruno BritoHéber Araújo
Bruno Brito e Héber Araújo 02/12/2024 20:00 • Negócios
Luiz Caetano aponta desafio em capacitar trabalhadores para trabalharem na BYD em Camaçari - William Rocha/Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), celebrou nesta segunda-feira (2) a estimativa de geração empregos na fábrica da BYD no município. A operação industrial terá início em janeiro de 2025, com 2 mil vagas iniciais. Esse número será ampliado para 3 mil até março, com expectativa de totalizar 10 mil ao final do ano. Há ainda a estimativa de atingir a marca de 20 mil trabalhadores no local até o final de 2026.

“Já estamos na perspectiva de ter aqui mais de 20 mil empregos gerados, ou seja, a BYD é um ecossistema de tecnologia e vai desenvolver diversas pontes dessa tecnologia aqui em Camaçari, e transformar aqui em Camaçari no Vale do Silício. Esse é um desafio muito grande para nós”, afirmou.

Discussão com o governo federal

O petista também anunciou que viajará a Brasília nesta semana para discutir apoio do Governo Federal na questão da capacitação. Segundo ele, o assunto já foi tema de reunião com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a BYD, além do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. “Quinta-feira eu vou ter reunião com o ministro do trabalho, Marinho. Rui e Jerônimo vão conversar também para que o governo federal entre também nesse processo junto com a gente, e vamos mobilizar a sociedade para fazer isso em Camaçari”, adiantou.

Segundo ele, o grande desafio está em capacitar e qualificar não apenas a classe trabalhadora, mas também a classe empresarial de Camaçari. “Ou seja, a profissionalização total do trabalhador e também do empreendedor dentro da cidade de Camaçari, para que a gente possa fazer com que, o que está chegando aqui através da BYD, passe por dentro da cidade e chegue nos lares do nosso povo. E aí, nós vamos ter que apostar muito fortemente nessa questão da capacitação da qualificação”, enfatizou.

Na ocasião, o petista revelou ainda já ter solicitado ao Senai-Cimatec, ao Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a elaboração de uma proposta para que a Prefeitura de Camaçari possa contratá-los para promover cursos de qualificação para a população do município. “Capacitação profissional e a capacitação empresarial, esse é o nosso foco. Já tive, aliás, duas reuniões, mais uma reunião com o COFIC, reunião já com o governo do Estado”.

Absorção da mão de obra de Camaçari

Questionado sobre uma eventual garantia de que a população de Camaçari teria sua mão de obra absorvida pela BYD, Caetano enfatizou que não pode “forçar” a empresa a fazer isso, mas ressaltou que fará sua “parte”, mobilizando e qualificando a população.

“Desde o início, a forma como eles estão tratando Camaçari, e toda vez que tem um problema ou denúncia, a gente vai, conversa com eles, eles resolvem, buscam resolver. Então, obviamente, eu não posso chegar aqui e forçar a BYD a contratar só o pessoal de Camaçari. Como prefeito da cidade, que eu vou assumir a partir de 1º de janeiro, eu vou fazer a minha parte, que é mobilizar a população e qualificar a nossa gente para aproveitar esse momento. Acho que é um grande momento para Camaçari”, destacou.

Críticas às gestões anteriores

Por fim, o petista também criticou gestões anteriores de Camaçari, por não terem garantido que a população do município fosse contemplada na chegada do Polo Petroquímico, tampouco na chegada da fábrica da Ford.

“E agora vem esse terceiro ciclo, que é com a nova tecnologia, a BYD. Então, como gestor agora, eu tenho que buscar corrigir aquilo que erraram no passado, juntamente com a vice-prefeita, e trabalhar pesado para capacitar e qualificar. Repito, não só a questão do profissional, dos trabalhadores, mas também do empreendedor para a gente lincar a micro e pequena empresa ao capital industrial, especialmente aqui da BYD e de todo polo industrial. Eu estou já fazendo isso antes de tomar posse, já fiz diversos eventos, diversos encontros, para que isso possa acontecer. Estou muito entusiasmado, eu sou muito otimista”, acrescentou.

Bruno Brito

Bruno Brito

Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFRB, com passagem pelo Jornal A Tarde e experiência em assessoria de imprensa. Apaixonado por esportes, política e boas histórias.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Mais Lidas

Negócios

Últimas Notícias

Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos -
Circulô 02/02/2026 às 08:25

Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos

Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar


80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração -
Artigos e afins 02/02/2026 às 08:20

80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração

Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.


Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão -
Cultura 02/02/2026 às 08:00

Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão

Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro


Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026 -
Política 02/02/2026 às 07:30

Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026

Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'


Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT -
Cidades 02/02/2026 às 07:00

Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT

Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar


Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas -
Três Graças 02/02/2026 às 06:25

Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas

A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas


Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares -
Êta Mundo Melhor! 02/02/2026 às 06:20

Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares

Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela


Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise -
Coração Acelerado 02/02/2026 às 06:15

Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise

Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete


Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência -
BBB 26 02/02/2026 às 00:26

Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência

Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.


Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central -
Política 01/02/2026 às 23:00

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central

O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad