Parlamentares e lideranças políticas participam de homenagens a ex-governador Lomanto Jr
Celebração do centenário de uma das figuras políticas mais marcantes da Bahia ocorreu nesta quinta e sexta-feira
Divulgação/AL-BA
Parlamentares e lideranças políticas participaram, nesta quinta-feira (28), de homenagens ao centenário do ex-governador Lomanto Jr, em sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). As celebrações continuaram nesta sexta-feira (29), na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), instituição fundada em 1964 durante o governo de Lomanto.
Mais tarde, às 16h, o Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB) recebe outra cerimônia e, às 19h, para fechar o dia, uma missa será realizada na Igreja de Santo Antônio da Barra. As homenagens só reforçam a importância de Lomanto Jr no Estado, que se figurou como uma das autoridades mais marcantes da política baiana.
Em seu Instagram, o deputado federal Leur Lomanto Jr (União Brasil), que é neto do ex-governador da Bahia, agradeceu pela presença de parlamentares, lideranças políticas e secretários nas homenagens ao seu avô. Na rede social, Leur ainda publicou, na quinta-feira, fotos ao lado do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto; do presidente da AL-BA, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD); e da presidente estadual do PSB, deputada federal Lídice da Mata.
“Foi um momento de grande emoção, compartilhado com amigos, colegas deputados e diversas autoridades. Foi muito especial retornar ao lugar que foi minha Casa durante 12 anos para celebrar o centenário de um líder que marcou profundamente a história da Bahia, com trabalho, visão e amor pelo nosso povo. Meu agradecimento especial ao amigo, deputado Sandro Régis, proponente desta homenagem tão significativa. Muito obrigado a todos que nos honraram com suas presenças nesse momento especial. O legado de Lomanto Júnior segue vivo, inspirando gerações e reforçando o compromisso com uma Bahia mais justa e desenvolvida”, declarou o deputado.
Também marcaram presença na sessão especial os deputados federais Paulo Magalhães (PSD), Adolfo Viana (PSDB), Gabriel Nunes (PSD), José Rocha (União Brasil), dos presidentes Marcus Presídio (Tribunal de Contas do Estado) e Joaci Góes (presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia), além de dezenas de deputados estaduais e federais.
Em homenagem aos 100 anos de Lomanto Jr, Leur também citou a responsabilidade de seguir o legado deixado pelo ex-governador da Bahia. “Minha trajetória é pautada no exemplo de meu avô. Concretizar os sonhos dos baianos com fé inabalável e respeito às relações, ao amor à vida e à família. Seguimos trabalhando para honrar esse legado de progresso e desenvolvimento”, completou.
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), proponente da sessão na AL-BA, disse ainda que Lomanto Jr revolucionou a forma de fazer política. “Ele mudou a forma de enxergar a coisa pública e se tornou um exemplo de dedicação, competência e amor ao povo baiano em todos cargos que ocupou. Prova disso é que 100 anos após o seu nascimento, estamos aqui, a antiga e a nova geração, juntas, celebrando o poder do exemplo que ficou marcado para a história”, afirmou o parlamentar.
Lomanto Jr
Lomanto Jr ingressou na carreira política aos 22 anos, tornando-se o vereador mais jovem de Jequié. Ao longo de sua trajetória, foi prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador e senador. Seu governo na Bahia durou de 1963 a 1967 e foi marcado por obras como a construção da ponte Ilhéus-Pontal, a pavimentação de estradas como a Rio-Bahia, a fundação da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e do Centro Industrial de Aratu (CIA), importantes para impulsionar o avanço da economia do Estado.
Mesmo depois de sua morte, as homenagens no centenário de Lomanto Jr mostram a sua relevância no cenário político da Bahia. O ex-governador faleceu aos 90 anos, no dia 23 de novembro de 2015, deixando cinco filhos, 11 netos e 16 bisnetos.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas