Otto diz que anistia ‘não tem absolutamente nenhuma chance de passar’ no Senado
Oposição critica relatório da PF e defende perdão ‘amplo e irrestrito’ a presos do 8 de janeiro
O senador Otto Alencar (PSD-BA) voltou a se posicionar contra a PEC da Anistia, proposta que pretende absolver os mais de 250 golpistas condenados pelo ato de vandalismo do 8 de janeiro. Segundo o líder do governo, a anistia “não tem absolutamente nenhuma chance de passar” no Senado Federal. A declaração do pessedista foi dada, na manhã desta quarta-feira (27), em coletiva de imprensa em Brasília, no momento em que as discussões em torno da proposta voltaram à tona.
“Já não tinha [chance de passar] antes. Aliás, eu já tinha manifestado várias vezes que sou totalmente contra a PEC da Anistia. Ela não prosperará nem na Câmara, ao meu ver, e aqui no Senado muito menos”, declarou Otto.
O tema vinha sendo tratado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, até o presidente Arthur Lira (PP-AL) encerrar as discussões e decidir que o debate fosse feito em uma comissão especial. A oposição, inclusive, critica o relatório da Polícia Federal (PF), que apresenta revelações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.
No Senado, a proposta voltou a ser assunto depois do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defender a “anistia total e irrestrita” para todos os condenados no 8 de janeiro. Da mesma forma, o senador Rogério Marinho (PL-RN) pregou que a anistia seria fundamental para estabelecer “equilíbrio e normalidade” ao Brasil.
“Não defendemos uma anistia, não fazemos porque queremos anistiar crimes, até porque defendemos que aqueles que depredaram serão punidos. Nós queremos desarmar espíritos, nós queremos a volta da normalidade democrática, nós queremos que a Constituição seja comprida. Nós queremos que o escudo que nos protege, que é a lei, possa voltar a vigorar em nosso país”, discursou Marinho.
Militares em cargos de governo
Na entrevista desta manhã, Otto Alencar também se posicionou contra a matéria que vem tramitando no Senado a respeito de militares que desejam se candidatar em cargos eletivos. Segundo o presidente do PSD na Bahia, o texto se trata de uma espécie de “revanchismo”, diante dos detalhes apresentados pelo relatório da PF. Além de Bolsonaro, 37 militares são investigados por tentativa golpista.
“Tão pouco nós vamos entrar reativando a PEC que ordenava e determinava que os militares não pudessem participar de cargos de governo, que foi apresentada lá atrás. Não tem cabimento isso, porque um erro, uma ameaça à democracia não pode ser levada em conta agora como uma retaliação das forças militares, que foram contaminadas numa minoria que o Bolsonaro contaminou”, completou o líder do governo.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Bolsonaro posta vídeo tomando caldo de cana e ironiza relatório da PF
AL-BA aprova, por unanimidade, criação da Bahia Filmes
Comissão de Cultura da Câmara debate criação do Dia Nacional da Axé Music
Últimas Notícias
De Vander Lee à Lagoa do Abaeté: Teatro Gamboa traz arte e emoção
Recôncavo Afro Festival celebra cultura regional em Maragogipe
Consulado dos EUA reabre em Salvador após dois anos de funcionamento parcial
Cerimônia oficial aconteceu nesta terça-feira, após 2 anos de funcionamento parcial
Bruno Reis lamenta morte após deslizamento de terra e anuncia obras em Saramandaia
Segundo gestor, área vai passar por grande intervenção de engenharia
Réveillon Praia do Forte mistura ritmos musicais em três dias de festa; confira atrações
Comemorações de fim de ano serão no Castelo Garcia D’ávila, nos dias 27, 29 e 31 de dezembro
Vixe! Recuo de Brito na Câmara foi freio à força de Kassab. Everaldo, o 5º nome para presidir o PT. A disputa pela saúde de Camaçari e a articulação de Ivana na AL-BA
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor ‘como a roda gira’ nos bastidores
Após abandonar carreira de influenciadora digital, Jout Jout fala sobre vida offline
Ex-youtuber deixou redes sociais há quatro anos e vive em cidade pequena, dedicada ao lar e às relações fora da tecnologia
Jerônimo se solidariza com vítimas das fortes chuvas em Salvador
Na capital baiana, um jovem foi encontrado morte e quatro pessoas ficaram soterradas
Sophie Charlotte tem celular hackeado e alerta sobre golpe em redes sociais
Segundo atriz, criminosos utilizaram contas pessoais para publicar anúncios fraudulentos
Bolsonaro posta vídeo tomando caldo de cana e ironiza relatório da PF
Ex-presidente publica vídeo tomando caldo de cana e nega envolvimento em plano golpista
Otto diz que anistia ‘não tem absolutamente nenhuma chance de passar’ no Senado
Oposição critica relatório da PF e defende perdão 'amplo e irrestrito' a presos do 8 de janeiro
Deslizamentos de terra deixam um morto e quatro soterrados em Salvador
Operação de resgate é acompanhada pelo prefeito Bruno Reis, pela vice Ana Paula Matos e pelo presidente da Câmara, Carlos Muniz