MPBA lança campanha contra racismo institucional e por diversidade em cargos de liderança
Até o fim de novembro, a ação será divulgada em mídias como TVs, rádios e sites
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) lançaram nesta terça-feira (19) uma campanha voltada ao combate ao racismo institucional. A iniciativa questiona a presença de pessoas negras em cargos de liderança, destacando que “não existe igualdade sem oportunidade”.
A campanha busca alertar sobre as dificuldades de ascensão profissional para negros, conforme estudo do Dieese, que aponta o mercado de trabalho como um “espaço de reprodução da desigualdade”.
A promotora Lívia Sant’Anna Vaz, responsável pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, ressaltou a importância de enfrentar o racismo institucional para que a democracia brasileira avance.
Ela afirmou que “o racismo institucional atualmente é um dos principais entraves para que nós possamos de fato falar de uma democracia no Brasil” e enfatizou a necessidade de uma representatividade mais justa nos espaços públicos e privados.
A campanha, criada em homenagem ao Novembro Negro, tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da diversidade étnico-racial nos espaços de poder e decisão. Além disso, busca promover a mobilização contra a violência silenciosa que impacta a autoestima e a ascensão de negros a cargos de liderança, além de melhores salários.
Até o dia 30 de novembro, a ação será divulgada em mídias como TVs, rádios e sites. Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), também destacou a importância de as instituições se conscientizarem sobre a promoção da igualdade étnico-racial.
“Precisamos nos debruçar sobre o legado histórico que nos conduziu a essa realidade que vivemos atualmente. Racismo estrutural é algo real e concreto que impele pessoas negras a uma realidade completamente diversa das pessoas brancas”, afirmou.
O MPBA tem um histórico de ações voltadas para o enfrentamento do racismo. A instituição criou a primeira Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo do país e foi a segunda a estabelecer cotas raciais em concursos públicos para promotores. Em sua mais recente ação, o MPBA divulgou o 1º Censo Étnico-Racial, que revelou que 34% dos promotores de Justiça da Instituição são negros, um número ainda abaixo da representatividade de negros na população baiana, que corresponde a aproximadamente 80%, segundo o IBGE.
Esse censo faz parte do Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional (Peri), instituído em 2021. A divulgação desses dados reforça o quanto ainda há de disparidade na representatividade racial nos cargos de liderança dentro das instituições públicas.
Em setembro de 2023, o Diagnóstico Étnico-Racial do Poder Judiciário revelou dados alarmantes sobre a representatividade negra entre os magistrados no Brasil. Apenas 1,7% dos juízes e juízas se declararam pretos, enquanto 12,8% se identificaram como pardos. A maioria (83,3%) se identificou como branca. A pesquisa também mostrou que apenas 0,5% dos magistrados ativos ingressaram na carreira por meio das cotas raciais, o que evidencia a grande competitividade enfrentada por juízes negros para conquistar suas posições.
O estudo do Dieese, divulgado em novembro de 2023, aponta que, apesar de os negros representarem 56,1% da população em idade de trabalhar, eles ocupam apenas 33,7% dos cargos de direção e gerência. A pesquisa destacou ainda que a ascensão profissional é mais difícil para negros, que frequentemente ocupam postos precários no mercado de trabalho.
“Na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida, não se pode deixar que mais da metade dos brasileiros seja sempre relegada aos menores salários e a condições de trabalho mais precárias apenas pela cor/raça ou pelo gênero”, conclui o estudo.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos