Salvador sedia 49° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa
Competição reúne 272 representantes de dezenas de estados no Fiesta Bahia Hotel

Desta sexta-feira (15) até domingo (17), Salvador sedia o 49° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, no Fiesta Bahia Hotel. A competição reúne 272 representantes de dezenas de estados, e o evento promete ser um dos maiores da modalidade no Brasil. Os competidores estão divididos entre as categorias master, sênior, adulto e júnior.
A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e a Federação Baiana de Futebol de Mesa (FBFM) organizaram o campeonato nacional, destinado aos àqueles que jogam na ‘regra de um toque’.
A Bahia tem grande tradição no futebol de mesa. O presidente da Federação Baiana, Eugênio Dantas, explicou algumas curiosidades: “Temos a categoria ‘um toque liso’ e ‘cavado’. A diferença é que o botão ‘cavado’ (usado no Sul do Brasil) tem uma abertura por baixo, que possui um vácuo que faz o botão não deslizar muito, o que não temos na categoria de ‘um toque’, onde o controle é preciso. Há também as categorias ‘dois e três toques’, utilizadas mais no Sudeste”, disse o presidente.
Eugênio Dantas também ressaltou que há um cadastro nacional em que cada atleta realiza um tipo de inscrição para uma categoria específica. Ele falou, ainda, sobre a evolução da modalidade, conhecida durante muito tempo como ‘futebol de botão’.
“Já é federado e regularizado como esporte. Saiu das garagens e ganhou espaço. […] Temos dificuldade de trazer jovens para o futebol de mesa. O jovem é atraído por jogos eletrônicos, mas quem começa cedo, por ser atraído pelo pai ou avó, gosta, e vê as semelhanças com o futebol de campo”, afirma.
Futebol de mesa foi criado por brasileiro
Em 1930, o pintor e ator brasileiro Geraldo Cardoso Décourt criou o jogo e seu guia de regras, como um simulado de futebol, praticado com botões apropriados, que representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta.
No início, ele utilizava botões de camisa ou paletó e chamava o jogo de ‘celotex’, que era o nome do material usado para a confecção das mesas. Logo, os botões de madeira foram substituídos por vidros de relógios de pulso usados e depois pelos artefatos de plástico ou acrílico industrializados, com adesivos colados ao centro, contendo os escudos ou até o rosto dos jogadores dos times.
Em 1988, o Conselho Nacional de Desportos reconheceu o futebol de mesa como modalidade esportiva praticada no Brasil, sendo uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo.
É a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa que regula e orienta a prática do esporte no país. Um dos principais objetivos da entidade é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como futebol de mesa, e não como ‘jogo de botão’, pois essa associação faz com que a modalidade esteja ligada à prática de um jogo infantil, o que dificulta seu reconhecimento público como esporte e, consequentemente, seu desenvolvimento.
Em 2001, o 14 de fevereiro – aniversário de Geraldo Décourt – foi instituído como o Dia do Botonista. Outros países que já praticam a modalidade são Argentina, Uruguai, Chile, Espanha, Romênia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Sérvia, Croácia, Suiça, Russia, Ucrânia e Japão.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Setor de serviços da Bahia sobe pelo 2º mês seguido; veja setores em destaque
Últimas Notícias

Jequié vira peça-chave na disputa por 2026: reaproximação entre Jerônimo e Zé Cocá movimenta cenário político na Bahia
Encontro institucional, articulado pelo deputado Hassan, simboliza retomada do diálogo entre governador da Bahia e prefeito

Pressão na Câmara cresce: oposição consegue apoio para urgência da anistia dos atos golpistas
Deputados articulam urgência para votar texto que pode beneficiar réus e condenados por atos de vandalismo aos Três Poderes

Salvador vai ganhar novo parque urbano na orla de Pituaçu com quiosques, espaço pet e esporte ao ar livre
Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), assinou, na manhã desta sexta-feira (11), contrato de concessão com empresa Orla Brasil

Apesar dos preços altos, 52% dos brasileiros não abrem mão dos ovos de páscoa; veja quem mais compra
Pesquisa revela que gasto médio estimado por unidade é de R$ 59

Bahia bate recorde de matrículas em escolas quilombolas e lidera ranking nacional em 2024
Estado também avança no número de alunos em assentamentos rurais e amplia políticas voltadas para territórios tradicionais

Isenção no imposto de renda vai custar quase R$ 30 bilhões por ano; veja como governo quer compensar
Estimativas detalham efeitos fiscais até 2028 e mostram aposta na tributação das altas rendas como forma de compensação

Feriadão da Páscoa: rodoviária de Salvador espera 94 mil passageiros e ganha operação especial
Agerba anuncia 600 horários extras de ônibus intermunicipais, além da grade regular, para atender fluxo na Semana Santa

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações após escândalo de corrupção
Deputado do União Brasil assume pasta estratégica em meio a nova crise e disputa interna por espaço no governo

Água contaminada na UFBA: estudantes denunciam risco à saúde e cobram solução urgente
Testes realizados na última semana apresentaram presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia

Resumo BBB 25 de quinta-feira (10/4): Maike eliminado, João Pedro novo líder e Renata no paredão
Noite movimentada no reality define eliminação apertada, nova liderança e primeiro nome da próxima berlinda