Lula busca aproximação com evangélicos e planeja convite para ministério
Interlocutores afirmam que reforma ministerial ocorrerá em breve
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende convidar um representante Frente Parlamentar Evangélica para comandar um ministério em sua gestão. Segundo interlocutores, o objetivo é aproximar o governo do eleitorado evangélico, no qual sua administração sofre resistência e desgaste. A expectativa é que esse representante da bancada evangélica seja uma mulher, que possa fazer também um aceno ao público feminino.
As conversas de ministros com os evangélicos vêm se intensificando nos últimos meses, e representantes do presidente e do Planalto dão como certo que Lula irá fazer uma reforma ministerial logo após as eleições para a presidência da Câmara e do Senado, marcadas para fevereiro de 2025.
Os interlocutores declararam que o presidente quer fazer uma gestão que simbolize a nova correlação de forças no País, podendo ainda contribuir com acordos para fortalecer uma possível candidatura de Lula à reeleição em 2026.
Entre os nomes cotados, que representem o eleitorado evangélico, estão os da senadora Eliziane Gama (PSD) e da deputada Benedita da Silva (PT). Entretanto, o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Silas Câmara (Republicanos), afirmou não ter compromisso com o Planalto. “O que existe hoje é um diálogo normal. Mas conversar só não adianta. O governo precisa mudar suas atitudes”, afirmou.
“Essa eleição nos Estados Unidos demonstrou, de forma clara, o que dá os políticos não respeitarem o sentimento da população. O planeta está mostrando que a esquerda precisa se reciclar”, continuou Silas.
O parlamentar destacou ainda que o governo Lula possui resoluções sobre educação infantil e nota técnica sobre aborto legal, que se mostram “desconectadas” com as pautas evangélicas e com o desejo do presidente de se aproximar.
O chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, tem sido um dos interlocutores de Lula com a bancada evangélica, adotando uma postura pacificadora. “Tenho me esforçado para levar sempre uma mensagem de paz aos meus colegas e mostrar que nosso governo nunca se contrapôs aos valores cristãos”, disse.
Ex-integrante da tropa bolsonarista, o deputado Otoni de Paula (MDB), representante da Frente Parlamentar Evangélica, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores sequestraram a pauta cristã e as distorceram para benefício próprio.
“Os parlamentares evangélicos sofrem hoje um ataque interno do bolsonarismo, que sequestrou as nossas pautas. Tem cara que já mandou a namorada fazer aborto, mas faz campanha dizendo que é aliado de Bolsonaro e que é a favor da vida. É esse candidato que sobe no nosso púlpito e rouba os nossos votos”, disse Otoni.
“Não queremos barganhar nada com Lula, mas, caso haja um ministério, será importante porque os parlamentares precisam fazer políticas públicas e o bolsonarismo tomou essa pauta dos representantes da igreja. Isso não significa compromisso com a reeleição do presidente, em 2026, mas sim com a governabilidade”, continuou o parlamentar.
Para o deputado Sóstenes Cavalcante (PL), aliado de Bolsonaro, a investida do presidente não funcionará. “Lula quer manipular a fé, mas nada do que ele fizer vai adiantar”, afirmou. Hoje a bancada evangélica reúne hoje 151 deputados e 19 senadores, a grande maioria ligada ao ex-presidente Bolsonaro.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos