Flávio Matos garante conquista histórica para jornalistas efetivos da Câmara de Camaçari
Profissionais teve carga horária de trabalho ajustada para 5 horas, conforme prevê CLT para categoria
Uma luta antiga dos jornalistas efetivos da Câmara Municipal de Camaçari chegou ao fim após o presidente Flávio Matos (União Brasil) e toda a mesa-diretora da Casa buscar o alinhamento da carga horária dos profissionais. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é clara em seu artigo 303, na seção XI, sobre as 5 horas de trabalho a serem cumpridas pela categoria.
Flávio Matos, que é pré-candidato a prefeito de Camaçari, considerou a adequação da carga horária dos jornalistas mais que assertiva. “É um direito que a categoria tem e que precisava ser corrigido. Infelizmente, isso não foi cumprido em edital no momento do concurso, mas conseguimos reverter e fazer valer a lei federal que versa sobre o tempo máximo de trabalho diário dos nossos comunicadores. Uma conquista para os servidores e também para todos os vereadores da Casa que se empenharam em aprovar essa correção tão esperada”, pontuou Flávio.
A Lei 1909/2024 foi publicada no Diário Oficial de Camaçari no último dia 7 de junho, possibilitando que agora os jornalistas deixem de trabalhar 8 horas diárias – como dizia o edital do concurso – para cumprir as 5 horas diárias.
De acordo com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), as tratativas para adequação da carga horária conforme consta na CLT, iniciaram em setembro 2022. “De lá para cá foram vários ofícios, reuniões e publicações, culminando com a disposição da atual Mesa da Câmara, que se comprometeu com os profissionais e aprovou a lei que foi agora publicada”, diz a nota do Sinjorba.
“O importante é que o problema foi corrigido e agradecemos à Câmara pela disposição em resolver”, concluiu o presidente do órgão, Moacy Neves.
Leia também:
Flávio Matos anuncia Camaforró com cinco dias a partir do próximo ano
Empresários se reúnem com Flávio Matos para discutir propostas ligadas à gestão de Camaçari
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas