Arquidiocese de Salvador finaliza etapa do processo de beatificação de Madre Vitória
Religiosa baiana é reconhecida por sua vida de dedicação aos pobres e necessitados
A Igreja Católica Apostólica Romana pode estar prestes a ganhar mais uma santa brasileira, nascida em Salvador: a Serva de Deus Madre Vitória da Encarnação. A fase arquidiocesana do processo de beatificação, iniciada em novembro de 2019 e retomada em abril deste ano, será encerrada nesta quarta-feira (25), no Convento do Desterro, local onde a religiosa viveu e faleceu, sendo amplamente reconhecida por sua fama de santidade.
A Sessão Solene, que terá início às 10h, será conduzida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha e pelo postulador da Causa, frei Jociel Gomes. Também participarão da cerimônia membros da Comissão Histórica e fiéis que acompanham os relatos de graças e milagres atribuídos à intercessão de Madre Vitória da Encarnação.
Concluída esta etapa, Dom Sergio da Rocha encaminhará ao Dicastério da Causa dos Santos, na Santa Sé, toda a documentação reunida sobre a vida da religiosa, além dos testemunhos e relatos analisados pelo Tribunal formado para esse fim.
O Tribunal é composto por figuras-chave da igreja, como o postulador da Causa, frei Jociel Gomes; o Delegado Episcopal, cônego Alberto Montealegre; o promotor de Justiça, padre Laudimar Oliveira da Silva; além do notário Dom Sebastião Rolim e da notária adjunta Irmã Violeta. Após o término da Sessão Solene, o Cardeal Dom Sergio da Rocha celebrará uma Missa em homenagem à religiosa.
Madre Vitória da Encarnação
Relatos apontam que Madre Vitória da Encarnação possuía o dom de sonhar com pessoas necessitadas, e, posteriormente, enviava-lhes ajuda. A religiosa também era frequentemente procurada pelas Irmãs do convento para localizar objetos perdidos.
Pesquisadores sugerem que Madre Vitória pode ter sido uma inspiração para a vida religiosa de Irmã Dulce, primeira santa brasileira, canonizada em 2019.
Nascida em Salvador, em 6 de março de 1661, Vitória da Encarnação foi batizada na antiga Sé da Bahia e era filha de Bartolomeu Nabo Correia e Luísa Bixarxe. A religiosa teve três irmãs e um irmão. Segundo registros do arcebispo Dom Sebastião Monteiro da Vide, a casa onde cresceu era um exemplo de lar cristão.
Em 1675, aos 14 anos, seu pai tentou enviá-la, junto à irmã mais velha, para um convento nos Açores, Portugal. No entanto, Vitória se recusou veementemente, afirmando que preferiria morrer a deixar sua terra natal.
Com 16 anos, quando o primeiro convento feminino do Brasil, o Santa Clara do Desterro da Bahia, foi fundado, Vitória, que havia se afastado da fé, passou por uma transformação. Seu pai buscou a ajuda de um jesuíta famoso em Salvador, padre João de Paiva, para que rezasse por ela. O religioso previu que a jovem se tornaria uma grande religiosa.
Após anos de sonhos recorrentes com a Mãe de Deus e o Menino Jesus, Vitória finalmente atendeu ao chamado divino e, em 1686, tomou a decisão de se consagrar a Deus. No mesmo ano, foi aceita no noviciado das monjas Clarissas do Convento do Desterro e, no ano seguinte, fez sua profissão solene, recebendo o nome de Madre Vitória da Encarnação.
Vida dedicada ao próximo
Madre Vitória dedicou sua vida aos pobres, doentes e desamparados que buscavam ajuda no mosteiro. Ganhou o apelido de “madre esmoler” pelo trabalho incansável com os necessitados. Mesmo enclausurada, ela fazia recomendações aos familiares para que auxiliassem aqueles em situação de vulnerabilidade.
Morte e fama de santidade
Após 29 anos de clausura e consagração a Cristo, Madre Vitória faleceu em 19 de julho de 1715. As Irmãs que a acompanhavam no momento relataram uma fragrância de rosas inundando o convento durante sua morte. A notícia de sua partida atraiu uma multidão ao convento, e muitos aclamavam: “a santa da Bahia faleceu”.
Diversos fiéis levaram objetos pessoais para que fossem tocados no corpo da religiosa, e milagres começaram a ser narrados logo após sua morte. Apenas cinco anos depois, em 1720, Dom Sebastião Monteiro da Vide publicou uma biografia da religiosa em Roma, comparando-a à Santa Rosa de Lima e planejando abrir o processo de beatificação. No entanto, a morte do arcebispo em 1722 e a perseguição aos jesuítas dificultaram o andamento do processo.
Atualmente, os restos mortais de Madre Vitória estão depositados na Igreja do Convento de Santa Clara do Desterro, em Salvador, um local de peregrinação e devoção.
Leia também:
9º Workshop de Segurança Viária aborda impactos na saúde pública, economia e social
Juventudes pesqueiras e quilombolas se reúnem em Salvador para debater racismo ambiental e mudanças climáticas
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso