Dia Nacional do Alzheimer reforça atenção para sinais de alerta da doença
Neurologista Italo Almeida indica cuidados para prevenir e tratar a doença
No Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de indivíduos convivem com algum tipo de demência, segundo o Ministério da Saúde. Conforme previsões da Alzheimer’s Disease International, esse número poderá alcançar 74,7 milhões até 2030. O diagnóstico, cada vez mais frequente, é o grande temor de muitos que temem perder suas habilidades cognitivas e motoras, especialmente quando há histórico familiar.
“A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. A doença é fruto desta toxicidade”, explicou Italo Almeida, neurologista especialista em medicina integrativa.
A Doença de Alzheimer (DA), que tem seu Dia Nacional da Conscientização lembrado neste sábado (21), é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, manifestando-se inicialmente por deterioração cognitiva, começando com problemas de memória e mudanças comportamentais (sintomas neuropsiquiátricos), que podem evoluir até afetar atividades diárias.
O médico, que é também diretor da clínica Neuro Integrada, explica que os sinais da Doença de Alzheimer surgem de forma gradual, já que a enfermidade avança ao longo dos anos. “Perda de memória sobre acontecimentos recentes, repetições na fala, irritabilidade, agressividade, perda de habilidade para dirigir e chegar até locais conhecidos são alguns sinais que podem se apresentar no início da evolução no paciente”, alertou Almeida.
Nessa fase inicial, esses sintomas podem ser estabilizados ou até revertidos com orientações adequadas da Medicina do Estilo de Vida, como aumento dos níveis de vitamina D e B12, suplementação de magnésio, restrição de proteína animal, especialmente laticínios e carne vermelha, além da redução do consumo de álcool, prática de exercícios e controle do estresse.
“A epigenética comprova que os hábitos saudáveis podem superar a herança dos genes. As pessoas com predisposição para alguma doença, não só o Alzheimer, precisam tomar essa consciência e decidir cuidar da saúde o quanto antes”, disse o especialista.
Prevenção e cuidados integrativos
Manter a saúde cerebral e prevenir doenças como Alzheimer e outras demências exige uma abordagem diversificada, incluindo hábitos saudáveis, nutrição adequada, controle de fatores de risco e estímulo mental contínuo. “Atividades mentais, como aprender um novo idioma ou ler livros com temas inusitados que ativem o raciocínio são muito recomendados”, destacou.
O diretor médico da Neuro Integrada enfatiza que o Alzheimer afeta não apenas o paciente, mas toda a família, que sofre com a perda de memória, raciocínio e autonomia do ente querido.
“O processo de aceitação e os cuidados com um paciente de Alzheimer são extremamente desafiadores para a família. Lidar com a progressão da doença e a mudança de comportamento da pessoa amada é doloroso. Um processo que costuma ser marcado por sentimentos de negação, tristeza, frustração, estresse e, eventualmente, revolta. Para proporcionar o melhor cuidado possível e preservar a qualidade de vida do paciente e dos familiares, é necessário um suporte emocional sólido, orientação prática e adaptações no dia a dia”, recomendou.
Além das estratégias mencionadas, há várias ferramentas na medicina integrativa que auxiliam na prevenção, diagnóstico e tratamento do Alzheimer, como meditação, Reiki, acupuntura e regulação da microbiota intestinal com dietas específicas para os pacientes, além de incentivar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes.
“Para uma doença desconfortável que gera danos no paciente e em todo círculo familiar, o tratamento precisa ser integral com foco na melhora da qualidade de vida de todos”, finalizou o médico.
Leia também:
Combate ao Alzheimer deve começar pelo intestino e incluir atividade física regular
‘O modelo de vida atual é bastante adoecedor’, afirma neurologista
Neurologista explica como aumentar a imunidade e prevenir doenças
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Bahia registra primeira morte por coqueluche em cinco anos
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
OMS diz que vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo
Casos de mpox no Brasil somam 1.578 em 2024, com maioria no Sudeste
Casos notificados de coqueluche cresce em 2024 e atinge maior número em 10 anos
Novembrinho Azul alerta para cuidados essenciais com crianças e adolescentes
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Últimas Notícias
Bahia registra primeira morte por coqueluche em cinco anos
Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador
Pré-matrícula da educação infantil ocorre até 29 de novembro em Mata de São João
Inscrições são destinadas a alunos de 2 anos de idade
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Ação contará com orientações para estratégias de negócios e regularização de pendências
Redes sociais podem ser aliadas no combate ao desperdício de alimentos, diz influenciadora
Surthany Hejeij faz sucesso na internet ao preparar refeições com produtos que seriam jogados no lixo
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Levantamento da União mostra melhor marca histórica da estrutura viária federal, enquanto o da entidade indica que 77,3% da malha está em patamar regular, ruim ou péssimo
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Servidores estaduais serão capacitados nesta quinta para formar brigadas anti-mosquito
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes