Coala Festival: Afrocidade e Timbalada se unem em show histórico
Bandas baianas celebram ancestralidade e música afro-brasileira em apresentação inédita
A união entre o timbau e a música afro-baiana cria uma conexão única entre as bandas Afrocidade e Timbalada no Coala Festival. Pela primeira vez, os dois grupos dividirão o palco em uma apresentação inédita , no próximo domingo (8), às 18h40, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
A iniciativa do encontro partiu da Afrocidade, que, inicialmente, tinha como objetivo prestar uma homenagem à Timbalada, banda com 33 anos de trajetória. O que começou como uma simples homenagem evoluiu para uma celebração da música afro-brasileira e da ancestralidade, que impulsiona ambas as bandas.
“Para nós sempre fez muito sentido homenagear a Timbalada, que desde o início foi – e continua sendo – uma das nossas referências mais latentes. A Afrocidade existe e produz o som que o público conhece hoje também porque todos nós crescemos ouvindo a Timbalada”, relata Eric Mazzone, vocalista, baterista e diretor musical da Afrocidade, que fará sua segunda apresentação no Coala Festival. A primeira ocorreu em 2019.
“É a primeira vez que um encontro como esse acontece em mais de 30 anos de história da Timbalada e ele foi recebido como um presente por todos nós. Estrear no palco do Coala, um festival nacional tão importante, compartilhando o palco com essa banda que, como eu, nasceu em Camaçari, na Bahia, será muito especial”, afirma Denny Denan, vocalista da Timbalada, ao lado de Buja Ferreira.
Conexão Percussiva
O elo mais forte entre as duas bandas reside na percussão. No palco do Coala Festival, essa força ganha vida em uma performance potente, envolvente e totalmente dançante, unindo as linguagens musicais dos dois grupos.
O repertório do show trará clássicos de ambas as bandas, como Beija-Flor, da Timbalada, e Baby Te Liguei, que projetou a Afrocidade no cenário internacional. A colaboração entre os grupos ganha destaque em As Mina Para o Baile, onde os ritmos se entrelaçam de maneira vibrante.
Além da música, o figurino foi especialmente criado para o espetáculo, assinado pela colaboração Adidas+Farm, celebrando uma década de parceria. A estética visual é complementada pelas icônicas pinturas corporais popularizadas pela Timbalada.
História e Ancestralidade
Fundada em 1991 por Carlinhos Brown, a Timbalada se tornou referência na música baiana com sua sonoridade efervescente e a forte presença do timbau. Ao longo de mais de três décadas, a banda acumulou inúmeros sucessos, tendo Denny Denan e Buja Ferreira como vozes principais, e conta atualmente com cerca de 29 músicos.
A Afrocidade, por sua vez, surgiu em 2011, duas décadas após a Timbalada, como resultado de anos de pesquisa musical liderada por Eric Mazzone. A banda, que mistura ritmos da África contemporânea e outras influências africanas, é conhecida pela forte interação com o público ao vivo.
Além da música, a Afrocidade utiliza suas letras para reafirmar a importância e a força dos valores étnicos baianos e brasileiros, reverenciando suas raízes africanas. O grupo é composto por Fernanda Maia, Rafael Lima, Douglas Santos, Marley Lima, Sulivan Nunes, Deivite Marcel e Guto Sobral.
Line-up do Coala Festival
Além da apresentação histórica de Afrocidade e Timbalada, o Coala Festival contará com outros grandes nomes no domingo, incluindo Planet Hemp, Joyce Alane, Yago OProprio, 5 a Seco, Xande canta Caetano, e Mariana Aydar com Mestrinho. Os shows do palco principal serão transmitidos ao vivo pelo streaming Disney+.
Leia também:
Sesi Casa Branca recebe espetáculo infantil focado em saúde mental
Em livro, paciente condenado a morrer conta sua história vencendo câncer
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos