Pular para o conteúdo
Início » Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade com risco de incêndios florestais

Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade com risco de incêndios florestais

Após reunião com Lula, PF abre inquéritos para apurar possíveis incêndios criminosos no interior de SP
A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 12% em áreas da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo devido à baixa umidade nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 12% em áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e no Distrito Federal. Esse nível de umidade acarreta riscos significativos para a saúde e aumenta a possibilidade de incêndios florestais.

O Inmet também emitiu outro alerta vermelho para uma onda de calor que afeta Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Nesses estados, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média por mais de cinco dias consecutivos.

A baixa umidade deve atingir áreas como o centro de Goiás, o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o leste de Goiás, a região central de Minas Gerais, o sul de Goiás, o nordeste de Mato Grosso, o oeste e o leste do Tocantins, o sul e sudoeste de Minas Gerais, o sudeste de Mato Grosso, o norte de Goiás, o sul do Maranhão, o noroeste de Goiás, e o noroeste e oeste de Minas Gerais. Outras áreas afetadas incluem o sudoeste do Piauí, o extremo oeste da Bahia, o Vale São-Franciscano e o norte de Minas Gerais, além de partes do Distrito Federal.

O alerta de onda de calor abrange regiões como o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, a Zona da Mata, o sul de Goiás, o oeste de Minas Gerais, o sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, o norte de Mato Grosso, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, e o sudeste de Mato Grosso. Também estão incluídas áreas como a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o leste de Rondônia, o centro de Goiás, o Vale do Rio Doce, o leste de Mato Grosso do Sul, o sul do Amazonas, o sudoeste do Pará, e partes centrais do Amazonas e de Mato Grosso.

Leia também:

Fernando Passos aponta desafios com chegada da Inteligência Artificial e defende equilíbrio na arte de comunicar

Sinjorba se reúne com MP-BA para garantir exclusividade das funções jornalísticas na Assembleia

Paulo Pinto/Agência Brasil