Pular para o conteúdo
Início » Presidente do STF rebate críticas sobre viagens de ministros e diz que são infundadas

Presidente do STF rebate críticas sobre viagens de ministros e diz que são infundadas

Barroso
Barroso frisou que não há menor vínculo entre decisões proferidas pelo STF e participação de ministros em eventos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que as críticas sobre a participação de ministros da Corte em eventos privados são “infundadas”. Nesta quinta-feira (1º), durante a abertura da sessão, ele defendeu as viagens, após diversas notícias que contestam a presença de ministros em eventos com despesas pagas. As informações são da Agência Brasil.

“Essa ideia de que participar de eventos com empresários é um problema ético é um equívoco. Coisas eticamente erradas, se tivessem que acontecer, não aconteceriam em congressos com 2 mil pessoas”, afirmou o ministro, ressaltando ainda que as críticas revelam ainda um preconceito contra a iniciativa privada.

Barroso frisou que não há o menor vínculo entre decisões proferidas pelo STF e a participação dos ministros em eventos. “Quando um juiz faz uma palestra em um evento, não é um proveito para o ministro, a gente está fazendo uma atenção, uma gentileza, um favor. É equivocado achar que o ministro é quem fica devedor. O ministro fica credor do esforço de participar de um evento”, disse.

Ele acrescentou ainda que o STF é o tribunal mais transparente “do mundo”, pois as deliberações acontecem na frente de câmeras que televisionam todas as ações dos ministros.

Leia também:

STF diz que ‘PEC Kamikaze’ é inconstitucional

Licitação para projeto de restauração da praça dos Três Poderes é suspensa pelo TCU

Barroso afirma que STF teve atuação controversa em casos de combate à corrupção

Valter Campanato/Agência Brasil