Angelo Coronel confirma saída do PSD após exclusão da chapa do PT e engrossa fileira da oposição na Bahia
Senador afirma que decisão ocorre após perda de espaço na formação da chapa e diz que falta apenas formalizar desligamento no TRE
Andressa Anholete/Agência Senado
O senador Angelo Coronel confirmou que irá deixar o PSD após ter sido retirado da chapa majoritária para as eleições. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Frequência News, da rádio Boa FM 96,1, transmitido neste sábado (31). Segundo o parlamentar, a saída do partido já está definida, restando apenas a formalização junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
De acordo com Coronel, o movimento envolve também aliados políticos e familiares, como seus filhos Diego Coronel e Ângelo Filho, além de João de Furão, Thiago Gileno e Luizinho Sobral. A decisão ocorre após o senador ter sido excluído da composição da chapa.
Pronunciamento nas redes sociais
Após confirmar a saída do PSD, Angelo Coronel publicou um vídeo nas redes sociais, no qual aparece tomando banho de mar e pedindo proteção espiritual para enfrentar o novo momento político.
“Nada como vir aqui tomar um banho de mar, pedir a proteção das águas, que me dê força, discernimento, coragem para encarar esse novo desafio. Graças a Deus, eu sou muito contrito com Deus e nada como amanhecer clamando a Ele que é o nosso guia, nosso Pai Celestial”, disse o senador.
Exclusão da chapa e críticas ao grupo político
Na última sexta-feira (30), em entrevista ao BN, Coronel já havia comentado sobre articulações internas no partido e afirmou que existia uma tentativa de retirá-lo do comando político, classificando a situação como uma “orquestração” contra ele e contra o senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar.
“Eu quero que fique bem claro isso para os baianos, eu saí do grupo porque não me deram a vaga que eu tenho direito. Eu fui defenestrado e eu não tenho sangue de barata. Se você não me quer, por que eu vou ficar do lado? Se você não me quer, praticamente não é uma expulsão. Automaticamente eu já fui destituído só faltando oficializar no Tribunal Regional Eleitoral.”
Até a noite da sexta-feira (30), a saída de Coronel do PSD era tratada como improvável nos bastidores da política baiana.
Chegada de Caiado e disputa interna no PSD
A crise se intensificou após a chegada de Ronaldo Caiado ao PSD. Desde então, Coronel passou a ser acusado de atuar nos bastidores para alterar o posicionamento do partido na Bahia, buscando uma aproximação com o grupo liderado por ACM Neto (União Brasil).
Segundo as informações, o senador chegou a se reunir com Gilberto Kassab para discutir a possibilidade de reposicionamento político da legenda. O movimento ocorreu após o PT tentar impedir que Coronel disputasse a reeleição ao Senado pela chapa do governador Jerônimo Rodrigues, abrindo espaço para o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Relação com Otto Alencar
Ao comentar sua relação com Otto Alencar, Coronel afirmou que se sentiu decepcionado com a falta de apoio interno à sua candidatura.
“Porque imagine, ele era o meu patrono, ele sempre foi o meu líder, ele que estava conduzindo a minha reeleição. Eu não seria mentiroso de chegar aqui para os ouvintes e achar que não foi uma decepção”, declarou.
Ausência na Lavagem do Bonfim e repercussão política
A saída de Coronel do PSD ocorre semanas após sua ausência na Lavagem do Bonfim, evento tradicionalmente utilizado como termômetro político na Bahia. Em 2026, a ausência do senador foi interpretada como sinal de indefinição dentro da base governista.
Apesar de não participar do cortejo, Coronel utilizou as redes sociais para saudar o Senhor do Bonfim. “Hoje é dia de fé e tradição. Agradecer ao Senhor do Bonfim, renovar o espírito e seguir unidos na nossa missão de cuidar de gente. Quem tem fé, #VemComAGente!”, publicou.
Negociações seguem em aberto
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que o deputado federal Diego Coronel atua como mediador nas conversas para tentar manter o PSD na base governista.
“A liderança é de Coronel, que é o senador. E Coronel pediu que ele pudesse mediar esse encontro entre nós. Nós temos ainda prazo para que a gente possa continuar trabalhando e encontrarmos uma saída, para que a gente possa colocar todo mundo”, disse o governador.
Enquanto isso, Coronel mantém a posição de que sua saída do PSD é irreversível, aguardando apenas os trâmites formais para oficializar o desligamento.
Mais Lidas
Política
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão