Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Wuiga Rubini GOVBA
O Governo da Bahia entregou, nesta terça-feira (13), mais de 200 certificados de qualificação profissional a mototaxistas e motofretistas que atuam no transporte de pessoas e mercadorias em diferentes regiões do estado. A ação foi realizada em Salvador, por meio do Projeto Condução Decente, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), voltada à capacitação, reciclagem profissional e promoção da segurança no trânsito.
Além da certificação dos trabalhadores de 16 municípios baianos, o projeto também promoveu a entrega de kits de proteção individual para condutores de 19 municípios. A iniciativa busca fortalecer as condições de trabalho da categoria, reduzir riscos nas vias urbanas e rodoviárias e ampliar o acesso à qualificação profissional.
Capacitação reforça segurança e atualização profissional
Com mais de duas décadas de atuação como motociclista profissional em Salvador, Bruno Gomes, de 53 anos, destacou a importância da formação continuada oferecida pelo projeto. Segundo ele, se a categoria não realizar uma “reciclagem”, cai no “ostracismo” e na “rotina”.
“No curso, a gente relembra a necessidade de ter atenção ao pneu da moto, ao óleo, combustível, as sinalizações de trânsito. A gente preserva a nossa integridade. Por isso agradeço, mesmo, por esse curso tão fundamental pra o nosso dia-a-dia”, relatou.
Os cursos oferecidos pelo Projeto Condução Decente abrangem conteúdos voltados à legislação de trânsito, ética e cidadania, gestão de riscos, segurança e saúde no trabalho, atendimento ao cliente e transporte adequado de pessoas e cargas, além de atividades práticas de condução veicular.

Crédito: Wuiga Rubini/GOVBA
Jerônimo destaca importância dos profissionais
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da entrega dos certificados e dos equipamentos de proteção, e destacou a relevância dos mototaxistas e motofretistas para a mobilidade urbana e a economia do país. Segundo ele, quando um trabalhador “não tem uma condição regularizada”, acabando ficando “inseguro”.
“Então, nosso trabalho deve ser o de valorização desta categoria profissional, de quem acorda 4h para transportar pessoas, medicamentos, mercadorias. Vamos capacitar e reforçar a segurança com capacetes, coletes, bags e linha de crédito, para o profissional ter um veículo decente. O Brasil não vive sem a profissão de vocês”, afirmou o governador.
Kits de proteção entregues aos profissionais
Os motofretistas receberam um kit composto por colete refletivo, capacete, antena corta-pipa e bag térmica para o transporte de mercadorias. Já os mototaxistas foram contemplados com colete, dois capacetes e antena corta-pipa, itens considerados essenciais para a segurança dos condutores e dos passageiros.
A previsão do projeto é qualificar, até 2027, cerca de 6.500 profissionais em 75 municípios baianos, ampliando o alcance das ações de formação e segurança em todo o estado.
Objetivo é alcançar todas as zonas turísticas da Bahia
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, ressaltou que a iniciativa também dialoga com o debate nacional sobre a regulamentação da categoria. “É um debate mais amplo, que está acontecendo também no Congresso Nacional, visando a regulamentação desses profissionais, mas temos trabalhado pela preservação, enquanto isso, dos direitos deste segmento profissional. Nosso objetivo é garantir presença desse projeto em todas as 13 zonas turísticas da Bahia, além de dignidade no trabalho”, comentou.
Linha de crédito para aquisição de motocicletas
Os profissionais que concluíram o curso de qualificação também passam a ter acesso a uma linha de crédito especial da Desenbahia para a compra de motocicletas novas. O financiamento contempla veículos com cilindradas entre 125 e 190, com prazo de até 60 meses para pagamento, sem período de carência.
A taxa de juros é de 1% ao mês, condicionada à análise de crédito. A medida busca estimular a renovação da frota e garantir melhores condições de trabalho aos mototaxistas e motofretistas.
O Projeto Condução Decente é executado pela Setre em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o Serviço Social do Transporte (SEST), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel