SSP-BA reforça segurança no Natal Luz com reconhecimento facial e operação integrada no Pelourinho

Tecnologia, barreiras de acesso e ações conjuntas ampliam o monitoramento do Natal Luz no Centro Histórico


Iago Bacelar
Iago Bacelar 07/12/2025 10:31 • Cidades
SSP-BA reforça segurança no Natal Luz com reconhecimento facial e operação integrada no Pelourinho - Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforça o monitoramento do Natal Luz no Centro Histórico de Salvador com o uso do Sistema de Reconhecimento Facial, oito câmeras instaladas nos Portais de Abordagem e ações conjuntas da Polícia Militar e Polícia Civil. A tecnologia identifica foragidos com base no Banco Nacional de Mandados de Prisão e amplia o controle de acesso ao circuito.

O patrulhamento será intensificado nos dias de maior fluxo, alinhado ao planejamento da Prefeitura para o Natal Salvador 2025, que começou na sexta-feira (5) e segue até 6 de janeiro, com barreiras, revistas obrigatórias, monitoramento e adequações no trânsito.

Operação integrada reúne SSP-BA, Prefeitura e órgãos municipais

O planejamento da operação foi iniciado em setembro e envolve Dsip, GCM, Polícia Civil, Transalvador e Cogel, em articulação com a SSP. O circuito contará com portais de revista, segurança privada, definição de fluxos e pontos de observação para orientar a circulação.

Segundo o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, o trabalho unifica diferentes estruturas e organiza o acesso ao circuito. Ele afirmou que “construímos um projeto onde o público só poderá entrar após passar pelas barreiras de segurança. O objetivo é garantir um ambiente controlado e seguro para quem for acompanhar a iluminação especial e a programação cultural que preparamos”, disse.

O sistema de Reconhecimento Facial empregado pela SSP complementa as câmeras já instaladas no Pelourinho e atua na identificação de pessoas procuradas pela Justiça, reforçando o controle no acesso aos eventos.

Polícia Militar amplia ações ostensivas e preventivas

Equipes do 18º BPM e do BPTur reforçam a presença diária no Centro Histórico com abordagens, portais de revista e apoio às demais estruturas envolvidas na operação. O comandante do 18º BPM, tenente-coronel Gabriel Neto, explicou que o modelo segue o utilizado no ano anterior e que o trabalho envolve reuniões diárias e mapeamento de áreas sensíveis.

Ele afirmou que “teremos abordagens, portais de revista e ações orientadas pela Secretaria da Segurança Pública. Fizemos reuniões diárias, mapeamos pontos sensíveis e estruturamos cada detalhe para garantir a ordem pública. Com certeza vamos ter sucesso na preservação da segurança”, detalhou.

A PM ajustará o efetivo conforme a programação, com incremento nos dias de desfiles e maior circulação de público. A estrutura contará ainda com oito viaturas, duas motos e equipes posicionadas nas principais rotas de acesso.

Polícia Civil e Deltur atuam com equipes extras e atendimento no circuito

A Polícia Civil terá um delegado, um investigador e quinze agentes de plantão diariamente, responsáveis por atendimentos imediatos e suporte em campo. A atuação será integrada com o trabalho da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), que emprega equipes com escalas extras na Operação Verão.

A delegada Marcela Abreu, titular da Deltur, afirmou que “garantiremos a segurança dos baianos e turistas também com um patrulhamento especial em toda a região do Pelourinho”, destacou.

GCM reforça efetivo e vigilância no entorno dos festejos

A Guarda Civil Municipal atuará com cerca de 80 agentes, viaturas e monitoramento nas áreas de maior circulação. O diretor-geral da GCM, coronel Sturaro, ressaltou que o alinhamento diário permite ajustar rotas e identificar pontos de atenção.

Ele disse que “a interação das forças de segurança, o trabalho antecipado de inteligência e o planejamento em conjunto da nossa PMBA e da nossa GCM, oferecendo um policiamento ostensivo, preventivo e acolhedor, são fatores preponderantes para o sucesso alcançado”, declarou.

Transalvador organiza desvios e limita circulação de veículos

A Transalvador será responsável pelo fechamento de ruas, instalação de barreiras e definição de desvios para garantir a fluidez durante a programação do Natal Luz. As alterações ocorrerão conforme a demanda de público. A Concha e outras áreas do Centro Histórico receberam novos pontos de luz e instalações temáticas já ativadas pela Dsip.

A estrutura de trânsito e mobilidade será ajustada diariamente para acompanhar o fluxo crescente de visitantes ao Pelourinho ao longo da programação natalina.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas