Natal Salvador 2025 terá reconhecimento facial, revistas e reforço policial em operação integrada de segurança

Prefeitura e SSP-BA definem operação conjunta com barreiras, monitoramento e reforço de equipes durante toda a programação


Iago Bacelar
Iago Bacelar 05/12/2025 07:00 • Cidades
Natal Salvador 2025 terá reconhecimento facial, revistas e reforço policial em operação integrada de segurança - Lucas Moura / Secom PMS
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Prefeitura de Salvador definiu a operação de segurança do Natal Salvador 2025, que começa nesta sexta-feira (5), no Centro Histórico, com atividades até 6 de janeiro. A ação reúne órgãos municipais e estaduais para organizar controle de acesso, ampliar o monitoramento e reforçar o efetivo durante toda a programação.

O planejamento foi iniciado em setembro e integra o trabalho da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Transalvador e Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com reconhecimento facial, revistas obrigatórias, câmeras e portais de acesso ao circuito.

Cooperação entre órgãos marca planejamento da operação

De acordo com o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, o plano resulta de articulação entre diferentes estruturas. Ele também enfatizou que a operação foi desenvolvida ao longo de três meses, e reúne “todas as forças necessárias para garantir tranquilidade no Natal do Centro Histórico”.

“Construímos um projeto onde o público só poderá entrar após passar pelas barreiras de segurança. O objetivo é garantir um ambiente controlado e seguro para quem for acompanhar a iluminação especial e a programação cultural que preparamos”, disse.

O esquema inclui reconhecimento facial para identificar pessoas procuradas pela Justiça, além de segurança privada contratada para reforçar a proteção do público e dos equipamentos instalados. Também foram definidos circuitos de circulação e pontos de observação para orientar o fluxo de visitantes.

Polícia Militar intensifica presença no circuito

O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Gabriel Neto, explicou que a atuação segue modelo utilizado no ano anterior. Ele também enfatizou que o plano prevê uma “presença intensificada de policiais na parte preventiva”. “Teremos abordagens, portais de revista e ações orientadas pela Secretaria da Segurança Pública. Fizemos reuniões diárias, mapeamos pontos sensíveis e estruturamos cada detalhe para garantir a ordem pública. Com certeza vamos ter sucesso na preservação da segurança”, detalhou.

Ele destacou que o efetivo será ajustado conforme a programação do dia. “Trabalhamos a partir das demandas de cada dia. Em datas com circuito maior, como no desfile, o policiamento será intensificado para atender todas as circunstâncias que exijam maior presença policial”, disse.

O circuito terá ainda atuação diária de oito viaturas, duas motos e equipes posicionadas estrategicamente nas principais rotas de acesso.

GCM amplia efetivo e estrutura vigilância no entorno

A Guarda Civil Municipal participará da operação com cerca de 80 agentes, além de viaturas e monitoramento nas áreas de maior circulação. O diretor-geral da GCM, Coronel Sturaro, afirmou que o trabalho conjunto fortalece o controle do circuito.

“O nosso Natal virou tradição, e entre os atrativos que ele oferece estão a segurança, a tranquilidade, o ambiente de paz e harmonia. A interação das forças de segurança, o trabalho antecipado de inteligência e o planejamento em conjunto da nossa PMBA e da nossa GCM, oferecendo um policiamento ostensivo, preventivo e acolhedor, são fatores preponderantes para o sucesso alcançado”, declarou.

A operação inclui ainda alinhamento diário entre as equipes para ajustes de rota e verificação de eventuais pontos de atenção identificados na circulação de público.

Transalvador e Polícia Civil estruturam trânsito e atendimento

A Polícia Civil atuará com um delegado, um investigador e 15 agentes de plantão todos os dias no circuito, responsáveis por atendimento imediato e suporte às equipes em campo.

A Transalvador será responsável pelo fechamento de ruas, definição de desvios, instalação de barreiras fixas e controle da circulação de veículos no entorno da festa. As alterações serão realizadas conforme o fluxo do público e previstas nos dias de maior movimento.

Ao longo da programação, a Concha será iluminada com novos pontos de luz e instalações temáticas já ativadas pela Dsip para integrar trânsito, segurança e fluxo de visitantes no Centro Histórico.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco -
Êta Mundo Melhor! 13/01/2026 às 11:15

Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco

Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama


Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana -
Novelas 13/01/2026 às 11:14

Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana

Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela


Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação -
Coração Acelerado 13/01/2026 às 11:13

Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação

Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento


Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno -
Política 13/01/2026 às 11:05

Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno

Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno


Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil -
Cidades 13/01/2026 às 10:34

Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil

Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais


BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos -
BBB 26 13/01/2026 às 10:03

BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos

Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa


Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores -
Política 13/01/2026 às 09:32

Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores

Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal


Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia -
Política 13/01/2026 às 09:01

Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia

Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano


Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações -
Esporte 13/01/2026 às 08:30

Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior


Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral -
Saúde 13/01/2026 às 08:00

Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral

Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses