Sobe para cinco número de policiais mortos durante Operação Contenção no Rio
Rodrigo Vasconcelos Nascimento era lotado na 39ª Delegacia da Pavuna e foi baleado no dia da megaoperação
Instagram / @cordeirotn
O policial civil do Rio de Janeiro, Rodrigo Vasconcelos Nascimento, morreu, neste sábado (22), no Hospital Copa D’Or, onde estava internado desde que foi ferido na Operação Contenção. A ação ocorreu em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, e deixou o agente gravemente ferido. Com a morte dele, chegou a cinco o total de policiais mortos em decorrência da operação.
Rodrigo era lotado na 39ª Delegacia da Pavuna e foi baleado no dia da incursão. Registros divulgados após a ação mostraram dois agentes atingidos por disparos e arrastados por colegas, entre eles, Rodrigo. O comissário Ricardo Sá afirmou nas redes sociais que ele “lutou bravamente para sobreviver”.
O policial era flamenguista, casado com Dhaiela Nascimento e pai de Nicolas Cordeiro, que publicou uma mensagem em homenagem ao pai. “Eu não consigo ter palavras para agradecer tudo que o senhor fez por mim. Eu não consigo imaginar minha vida agora seguindo sem você, sem o seu cuidado e amor”, escreveu o filho.
Governo do Rio lamenta morte de policial
O governador Cláudio Castro (PL) comentou a morte do agente por meio de publicação nas redes sociais. “Reafirmo meu compromisso de seguir firme no enfrentamento a esses criminosos que espalham medo e sofrimento, sem recuar um centímetro”, escreveu o governador ao se manifestar sobre a operação e seus desdobramentos.
A Polícia Civil publicou nota sobre a morte de Rodrigo. “Mais uma vez, sentimos a dor de perder um dos nossos em decorrência da violência praticada por terroristas que afrontam o Estado e colocam a população em risco”, informou a corporação. O texto acrescentou que “Rodrigo honrou a nossa instituição”.
A nota também citou que a coragem e o comprometimento do policial “permanecem como exemplo”. “É por ele – e por todos que tombaram em serviço – que não iremos recuar. Nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas. Sua ausência jamais será esquecida”.
Relembre outros agentes mortos durante megaoperação
Outros agentes também morreram em decorrência da operação. O sargento Serafim, de 42 anos, havia ingressado na corporação em 2008 e deixou esposa e uma filha. Já o sargento Heber tinha 39 anos, estava na corporação desde 2011 e deixou esposa, dois filhos e um enteado. Ambos foram identificados pela Polícia Civil após a ação.
🚨URGENTE – Morre mais um dos policiais feridos na megaoperação no RJ, Rodrigo Vasconcellos Nascimento, e BOPE presta homenagem aos colegas pic.twitter.com/o3bWEufXZS
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) November 23, 2025
A corporação informou ainda que Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho e Rodrigo Velloso Cabral estão entre as vítimas. Marcus Vinícius, conhecido como Máskara, tinha 51 anos, era chefe do 53º DP, em Mesquita, e havia sido promovido poucos dias antes. Os nomes foram incluídos na lista de vítimas da Operação Contenção.
Número de mortos em megaoperação chega a 122
O balanço da operação registrou ao menos 122 mortos, número que tornou a ação a mais letal da história do Estado. Os principais alvos, como Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, não foram capturados pelas equipes que participaram da megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha. A atualização foi divulgada após a ação.
Pesquisadores criticaram a operação e apontaram que o objetivo da ação era conter o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) em comunidades do Rio. Relatos indicaram que líderes do Amazonas e do Pará pagam até R$ 150 mil por esconderijos na capital fluminense, incluindo o uso de escolta armada do tráfico nas áreas controladas.
De acordo com balanço recente enviado pelo governo do Rio ao Supremo Tribunal Federal (STF), 100 pessoas foram presas no contexto da operação, sendo 17 com mandados de prisão em aberto. Os dados foram comunicados após análises dos desdobramentos da ação realizada no fim de outubro.
Pesquisadores afirmaram que a operação gerou efeitos colaterais que atingiram moradores de diferentes regiões, entre eles o fechamento de escolas. Também apontaram a possibilidade de pessoas não envolvidas nos confrontos serem feridas durante trocas de tiros registradas na operação realizada em 28 de outubro nos complexos.
A Defensoria Pública do Rio questionou a perícia feita após a operação. Em manifestação encaminhada ao STF, afirmou que o governo descumpriu exigências impostas pela Corte para ações policiais. Segundo o órgão, o cenário “desperta receio concreto quanto à imparcialidade e consequente fiabilidade das perícias” oficiais.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas