Movimento Som Legal discute regras para som automotivo em Salvador durante carreata neste domingo
Projeto será apresentado na Câmara Municipal de Salvador durante sessão na Tribuna Popular
Divulgação
Membros do Movimento Som Legal realizam, neste domingo (23), uma carreata prevista para sair às 9h do Dique do Tororó e seguir até a orla da cidade para apresentar e debater a regulamentação do uso racional e responsável do som automotivo em áreas específicas da Bahia. O projeto será apresentado na Câmara Municipal de Salvador na segunda-feira (24) durante sessão na Tribuna Popular.
A proposta inclui a criação dos Somzódromos, espaços destinados ao uso do som automotivo com horários definidos, licenciamento pelos órgãos competentes e autorização da Polícia Militar. A organização destaca que o funcionamento seguirá normas semelhantes às de eventos musicais e culturais em Salvador.
Somzódromos e regulamentação
Representantes do movimento afirmam que os equipamentos não são nocivos e que os paredões desempenham função social. Eles explicam que esses espaços funcionam como “rádio das comunidades”, promovendo entretenimento e acesso cultural nas periferias.
Segundo Oswaldo Cajá, organizador de eventos de som automotivo e autor do projeto, o movimento reúne atualmente mais de 2.000 integrantes. Ele afirma que é possível criar regras que atendam tanto os amantes do som automotivo quanto a população em geral. O projeto já é aplicado em outras cidades da Bahia e do Brasil.
“Não concordamos com festas clandestinas, com estereótipos que nos associam ao crime organizado e também com alguns tipos de músicas. Defendemos organização, respeito e legalidade”, disse.
O grupo defende que o som automotivo movimenta uma cadeia econômica ampla, gera renda com venda de equipamentos, fabricação, locação, prestação de serviços e eventos e defende que o Ministério Público e a Polícia Militar promovam debate amplo por meio de audiências públicas, em vez de tratar o tema apenas com operações de repressão.
Câmara aprova proibição de som nas praias
A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (22), um projeto de lei que estabelece regras de convivência nas praias da cidade. Entre as medidas, está a proibição do uso de caixas de som e equipamentos sonoros por frequentadores. A iniciativa busca preservar as praias como espaços públicos de convívio, reduzindo impactos de poluição sonora e ambiental.
O projeto também restringe atividades que possam gerar resíduos não recolhidos, impede a instalação de acampamentos e tendas, e limita o trânsito de animais sem a supervisão dos tutores e sem equipamentos de contenção adequados. Uma emenda prevê exceções para trabalhadores ambulantes, que poderão utilizar equipamentos sonoros por até cinco minutos parados.
“As praias, como patrimônio natural e cultural, sofrem com o uso inadequado, resultando em poluição sonora, acúmulo de resíduos, degradação ambiental e conflitos entre os usuários”, disse o vereador André Fraga, autor da matéria.
As secretarias municipais de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal, Desenvolvimento Urbano e Cultura e Turismo serão responsáveis pela fiscalização das normas. O descumprimento das regras poderá gerar advertência, notificação preliminar, multa ou apreensão de objetos, dependendo da gravidade da infração.
Os valores das multas podem chegar a R$ 20 mil, e equipamentos utilizados irregularmente podem ser recolhidos pelas autoridades. O projeto em questão ainda depende da sanção do prefeito Bruno Reis para entrar em vigor.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício