Jerônimo anuncia oito novos concursos públicos com 890 vagas e promete novo edital para Segurança Pública
Ao todo, serão ofertadas vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual
Flickr/Jerônimo Rodrigues
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta terça-feira (28), a autorização de oito novos concursos públicos para o provimento de 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual. O anúncio foi feito durante a cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, em Salvador. A medida tem como objetivo renovar os quadros efetivos e reforçar áreas essenciais do Estado, como Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas, Gestão Governamental, Procuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais.
“Eu prometi que no dia do servidor público nós anunciaríamos um conjunto de concursos. Nós teremos concursos para áreas estratégicas da administração pública em setores jurídicos e técnicos, como para o Meio Ambiente, por exemplo, e semana que vem, no máximo, eu farei outro pacote de ações para segurança pública, e é possível que lá também a gente possa anunciar concursos para a área”, afirmou o governador.
Concursos reforçarão carreiras típicas do Estado
Os novos certames têm previsão de contratações a partir de janeiro de 2027 e buscam recompor carreiras típicas de Estado, como Auditor Fiscal e Procurador, cujas funções não podem ser desempenhadas por terceirizados ou servidores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Segundo o governo, a iniciativa também atende demandas de órgãos que há anos não passam por renovação de seus quadros permanentes.
Distribuição das vagas por órgão
Na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), serão ofertadas 200 vagas, sendo 100 para o cargo de Auditor Fiscal e 100 para o cargo de Agente de Tributos. Já a Procuradoria Geral do Estado (PGE) terá 135 vagas, distribuídas entre os cargos de Procurador (20), Assistente (50) e Analista de Procuradoria (65).
Na área ambiental, o governo prevê a seleção de 110 técnicos e especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que irão atuar na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O objetivo é fortalecer a gestão e fiscalização das políticas ambientais do Estado.
Oportunidades em obras públicas e defesa agropecuária
Outras 120 vagas serão destinadas a Especialistas e Técnicos em Obras Públicas para atuação nas Secretarias da Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. Além disso, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) ofertará 160 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário e 40 vagas para Técnico em Fiscalização Agropecuária, reforçando o sistema de inspeção e vigilância sanitária no setor produtivo rural.
Concursos para regulação e produção de informações
Em paralelo, o governo abrirá seleções para os cargos de Especialista e Técnico em Regulação (40 vagas), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (50) e Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais (35). Esses profissionais serão absorvidos pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e pelas secretarias da Administração (Saeb) e Planejamento (Seplan).
Os aprovados irão compor o quadro efetivo da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), responsável por gerar e analisar dados que subsidiam políticas públicas estaduais. Com essa iniciativa, o governo busca fortalecer a capacidade técnica do Estado e garantir a continuidade de ações estratégicas em áreas essenciais.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'
Lídice articula reunião da bancada baiana com o Ministério da Agricultura para enfrentar crise do cacau
Parlamentar aponta falhas na fiscalização fitossanitária e deságio imposto por indústrias importadoras
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda