Galípolo destaca impacto fiscal acima do esperado e desafios da política monetária
Presidente do BC enfatiza cautela na análise econômica e necessidade de comunicação mais clara

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou, nesta sexta-feira (14) que, mais do que o volume de gastos, o impulso fiscal no Brasil foi maior do que o esperado inicialmente. “Atribuo isso ao fato de que teve política tributária e fiscal mais progressiva.”
Ele explicou que a tributação foi concentrada em camadas da sociedade com menor tendência ao consumo, enquanto os programas sociais beneficiaram segmentos com maior propensão a gastar. Esse fator pode ter contribuído para a resiliência da economia. Além disso, o pagamento de precatórios também impulsionou a economia ao estimular a demanda.
Impulso fiscal e seus efeitos na economia
Galípolo destacou que a combinação de estímulos fiscais, aumento do crédito, impacto da seca e o ciclo do boi resultaram em uma inflação mais alta, ultrapassando a meta prevista e afetando diretamente a taxa de juros. “Praticamente gabaritamos para iniciar ciclo de alta de juros”, disse o presidente do BC.
A autoridade monetária, segundo ele, elevou a taxa de juros a um patamar historicamente restritivo como resposta ao cenário econômico. As declarações foram feitas durante uma reunião com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Análise cautelosa dos dados econômicos
Galípolo também ressaltou a necessidade de cautela na interpretação de dados de alta frequência que sugerem desaceleração da economia. Segundo ele, o Banco Central aguarda maior clareza antes de concluir se a perda de ritmo da atividade econômica é realmente uma tendência.
“O que já dissemos na ata, e tenho reforçado, é que num passado recente, esses dados de alta frequência, que apresentam maior volatilidade, às vezes se apresentaram de uma maneira que pareciam confirmar uma tendência e depois isso não se confirmou”, explicou.
Ao mesmo tempo em que monitora a atividade econômica e seu impacto na inflação, o Banco Central também busca evitar a amplificação da volatilidade dos mercados. As declarações foram dadas em evento promovido pela Fiesp e pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).
“Por isso é importante que o Banco Central tenha o tempo necessário para poder consumir esses dados e ter clareza se não estamos assistindo simplesmente uma volatilidade desses dados de alta frequência, e ter certeza se estamos conseguindo observar uma tendência”, acrescentou.
Política monetária e desafios de comunicação
A resiliência econômica, mesmo com juros elevados, tem desafiado a política monetária, levando o Banco Central a adotar uma taxa de juros mais restritiva. “É sempre de se esperar que a autoridade monetária tenha uma ação preventiva”, comentou Galípolo.
Ele também enfatizou a necessidade de separar a política monetária de agendas que transcendem esse tema, garantindo que as decisões do BC sejam técnicas e focadas em estabilidade econômica. Outro ponto abordado pelo presidente do Banco Central foi o desafio da comunicação. Segundo Galípolo, a forma como o BC se comunica com a sociedade se tornou uma “ciência própria”. Ele destacou a importância de uma comunicação mais clara e acessível.
“É importante que o BC consiga se comunicar de maneira mais ampla”, disse ele. No entanto, ponderou que a comunicação é uma novidade para banqueiros centrais: “Antes, nem comunicavam as decisões de política monetária”, concluiu.
Mais Lidas
Seis em cada dez brasileiros usaram Pix mensalmente em 2024, aponta estudo
Oi Fibra agora é Nio: nova gestão quer retomar mercado de banda larga
BYD anuncia recarga ultrarrápida para carros elétricos
Negócios
Bahia Farm Show 2025 vai ser ‘histórica’, garante secretário de Agricultura
Teto de juros do crédito consignado do INSS sobe para 1,85% ao mês
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio