Proprietários dizem que laudo atesta ‘excelência’ e ‘segurança’ em bebidas do bar ‘O Cravinho’ após fiscalização
De acordo com proprietários, reabertura completa depende apenas de trâmites burocráticos junto ao Ministério da Agricultura
Instagram / @cravinhobar
O tradicional bar O Cravinho, localizado no Centro Histórico de Salvador, divulgou, nesta sexta-feira (17), os resultados de laudos técnicos emitidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que atestam a segurança e qualidade das bebidas produzidas no estabelecimento. A divulgação ocorre após a fiscalização realizada na tarde de quinta-feira (16) durante a nova fase da operação Bebidas Etílicas, conduzida pela Polícia Civil da Bahia, quando barris de cachaça do bar foram interditados e amostras recolhidas para perícia.
A ação gerou curiosidade de moradores e turistas que passavam pelo Terreiro de Jesus. Durante a fiscalização, as portas do bar foram fechadas pelos funcionários, o que dificultou a cobertura da imprensa e a entrada de visitantes. Um guia turístico que pretendia apresentar o Cravinho a um grupo de turistas precisou alterar o roteiro devido ao fechamento temporário do estabelecimento.
Fiscalização e coleta de amostras
A fiscalização foi determinada pelo Ministério da Agricultura após supostas irregularidades, incluindo a venda de bebidas sem rótulo. Entre os focos da operação estava a produção de cachaça realizada dentro do próprio bar. Os profissionais do DPT e do Mapa não concederam entrevistas durante a ação, e as amostras recolhidas seguem em análise técnica.
Na manhã desta sexta-feira (17), os proprietários Julival Reis e Meire Gomes receberam os laudos da UFBA, que confirmam a qualidade e segurança das bebidas produzidas pelo bar. Segundo os responsáveis, os resultados comprovam que não há problemas com a cachaça utilizada na elaboração das bebidas servidas no estabelecimento.

Crédito: Divulgação/O Cravinho
O Cravinho informou que decidiu manter-se temporariamente fechado por iniciativa própria, como forma de respeito aos clientes e às autoridades, até que todos os esclarecimentos fossem concluídos. O estabelecimento segue com alvará, certificações e notas fiscais em dia, e a reabertura completa depende apenas de trâmites burocráticos junto ao Ministério da Agricultura, que deve ser “concluído a qualquer momento”, segundo a nota.
“Os laudos técnicos emitidos confirmam a excelência e a segurança dos produtos utilizados para fazer as bebidas no O Cravinho do Pelourinho. Ou seja, não há absolutamente nenhum problema com a cachaça utilizada pelo bar e restaurante na elaboração de suas bebidas”, diz trecho da nota.
Os proprietários também afirmaram que medidas legais estão sendo tomadas contra notícias falsas e publicações distorcidas veiculadas após a fiscalização. “Após a fiscalização realizada na quinta-feira (16) e a pronta liberação das atividades nesta sexta-feira (17), O Cravinho reafirma seu respeito às autoridades competentes e à sociedade baiana”, diz trecho do comunicado.
Receita Federal rastreia origem de metanol
A Receita Federal deflagrou, nesta quinta-feira (16), a Operação Alquimia, com o objetivo de rastrear a origem do metanol utilizado em bebidas alcoólicas falsificadas que vêm provocando casos de intoxicação e mortes em diversas regiões do país. A operação é conduzida em cinco Estados brasileiros — São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — e envolve a coleta de amostras químicas em 24 empresas que atuam nos segmentos sucroalcooleiro, químico, importador e distribuidor de metanol.
De acordo com a Receita Federal, a análise laboratorial busca comparar as amostras de metanol comercializadas legalmente com aquelas encontradas em bebidas adulteradas, a fim de identificar a origem e a rota do produto irregular. O trabalho faz parte de uma força-tarefa nacional que também conta com a participação da Polícia Federal (PF), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
As empresas alvo foram selecionadas com base no potencial de envolvimento na cadeia do metanol, desde a importação até sua possível destinação ilegal. Entre os alvos estão importadores, terminais marítimos, destilarias, usinas e companhias químicas.
Segundo a Receita Federal, importadores de metanol são responsáveis pela entrada da substância no país, revendendo o produto a empresas químicas e indústrias. Já os terminais marítimos armazenam grandes volumes do composto, enviando-o posteriormente a fábricas ou clientes finais.
Há indícios de que algumas empresas químicas desviaram metanol da cadeia produtiva regular, repassando o produto a destilarias clandestinas. Parte desse metanol seria, então, utilizada na fabricação ilegal de bebidas alcoólicas, o que representa grave risco à saúde pública.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval