Dia do Professor: Lula anuncia criação de universidades federal indígena e lança Carteira Nacional Docente
Documento digital permitirá aos professores acesso facilitado a benefícios já garantidos e poderá ser solicitado a partir desta quinta-feira (16)
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (15), Dia do Professor, que a abertura dos pedidos para a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), terá início nesta quinta-feira (16). O documento digital permitirá aos professores acesso facilitado a benefícios já garantidos, como descontos em cinemas, teatros e shows, além de novas vantagens que serão integradas ao programa Mais Professores para o Brasil, entre elas condições especiais em cartões de crédito e hospedagens.
O lançamento ocorreu no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Durante o evento, ele afirmou que a CNDB oferecerá descontos em empresas como Ifood, Decolar, Samsung, Amazon e redes de farmácias.
Papel da educação e crítica a elites históricas
Durante o discurso, Lula lembrou o atraso histórico na criação das universidades brasileiras e relacionou a demora à desigualdade social. “Aqui demorou 420 anos para fazer a primeira universidade, porque havia uma decisão política, da predominância de uma certa elite brasileira que achava que tinha que ser assim”, afirmou.
O presidente também defendeu o papel da educação como instrumento de transformação social, mas ponderou que o ensino, isoladamente, não garante consciência política. “A educação é o começo. A educação é aquele caminho que a gente aponta e vê uma luz no fim do túnel. Mas também não é só a educação que politiza, porque está cheio de gente muito atrasada ideologicamente nas universidades brasileiras e nas escolas”, disse.
Lula destacou ainda o compromisso do governo com a valorização do magistério e o incentivo à formação superior. “Da parte do nosso governo não faltará atitude para tentar melhorar a educação nesse país. Eu acordo todo dia querendo que esse país nunca mais tenha um presidente da República que não tenha diploma universitário. Eu quero que tenha muitos diplomas universitários, mas que coloque o seu conhecimento a serviço do povo e não a serviço de bens pessoais”, afirmou.
O presidente confirmou a criação de duas novas instituições de ensino superior: a Universidade Federal Indígena e a Universidade do Esporte, previstas para serem implementadas ainda neste ano. “Para que a gente possa fazer com que esse país seja soberano na terra, no ar, no mar, mas seja soberano também na sua educação. E vocês sabem que leva tempo para as coisas acontecerem”, declarou Lula.
Como emitir a Carteira Nacional Docente
A CNDB poderá ser solicitada na página do programa Mais Professores, acessível com conta gov.br. Para ter direito ao documento, o professor deve possuir CPF regular e estar em exercício da atividade docente em uma instituição de ensino. O documento terá validade de dez anos.
Após o login, o sistema exibirá os dados pessoais e o vínculo profissional do solicitante. O docente deve confirmar as informações, atualizar endereço e contato, enviar uma foto e validar a emissão. A versão digital da CNDB ficará disponível para download e poderá ser usada imediatamente para acessar os benefícios.
Com a CNDB, os professores terão acesso a descontos em empresas participantes do programa #TôComProf, identificadas por um selo específico. Os estabelecimentos poderão oferecer vantagens em áreas como alimentação, cultura, lazer, transporte e saúde, desde que ofereçam, no mínimo, 10% de desconto sobre o preço regular.
As empresas interessadas devem possuir abrangência nacional ou regional e estar em situação regular junto à administração pública. O edital de chamamento público lançado em setembro segue aberto até 30 de novembro, e os resultados serão divulgados em ciclos. A lista atualizada de parceiros estará disponível na página do Mais Professores.
Além da CNDB, o evento desta quarta-feira anunciou uma premiação voltada à valorização docente. Serão reconhecidos 100 mil professores das redes públicas que contribuíram para a melhoria dos índices educacionais, especialmente em contextos desafiadores.
Os vencedores receberão um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para a compra de equipamentos de trabalho, como computadores e tablets. As inscrições serão feitas no mesmo sistema da CNDB, por meio do formulário “Mais Professores – Valorização”. Após o envio, os dados serão verificados nas bases do governo e das redes de ensino antes da homologação dos premiados.
Benefícios financeiros e novas parcerias
Durante o lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou que professores das redes pública e privada terão acesso a cartões de crédito com anuidade gratuita, empréstimos com condições especiais e antecipações com taxa de 1,4% ao mês. As vantagens integram o pacote de benefícios oferecido pela nova carteira, que passa a ser emitida a partir desta quinta-feira (16).
O evento, realizado no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, na zona oeste do Rio de Janeiro, reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades do governo e cerca de 3 mil educadores de diferentes redes de ensino. A cerimônia também marcou a assinatura de uma parceria entre o Ministério da Educação e o iFood, que garantirá descontos exclusivos aos professores cadastrados no programa.
A CNDB e os acordos anunciados fazem parte do programa Mais Professores, criado para valorizar e qualificar a categoria. Durante a solenidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, destacou a recente aprovação do Sistema Nacional de Educação no Senado, mas foi vaiado por parte do público, que reagiu com gritos de “sem anistia”.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas