7 de setembro: Bruno Reis defende combate ao tráfico e diz que União Brasil ainda não decidiu posição em pautas cruciais
Em entrevista ao Portal M!, prefeito de Salvador comentou indefinição da sigla sobre isenção do Imposto de Renda, precatórios e pautas econômicas
Valter Pontes/ PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), afirmou, neste domingo (7), durante as celebrações pela Independência do Brasil, que seu compromisso é contribuir para a redução da criminalidade na cidade. Ele reforçou a necessidade de enfrentar o tráfico de drogas de forma efetiva e destacou o papel da gestão no apoio às ações de segurança. Segundo o prefeito, a intenção é colaborar para estratégias que tenham impacto real nas ruas da capital baiana.
“O meu desejo é poder ajudar, contribuir, colaborar e que efetivamente o governo possa vencer essa guerra contra o crime, em especial o combate ao tráfico de drogas”, disse Bruno ao Portal M!.
União Brasil e pautas de interesse público
O prefeito analisou ainda a posição do União Brasil em votações importantes no Congresso, como a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda para R$ 5 mil. Ele destacou que a decisão da executiva ainda não foi tomada, mas reafirmou o compromisso do partido com pautas que beneficiem os cidadãos e o país.
“A gente ainda não decidiu, a executiva da federação não pautou ainda qual será o funcionamento, mas uma certeza vocês podem ter, nós iremos fazer política com responsabilidade. Nós jamais ficaremos contra o cidadão e contra o Brasil”, disse Bruno ao Portal M!.
“Queremos o melhor para o nosso país. Então, pautas que são importantes, que tragam benefícios para a população, incentivos fiscais, redução de impostos, conta com a gente. Agora, aumento de imposto, projetos e programas que venham trazer obrigações para o cidadão, que venham trazer obrigações para quem quer empreender, para quem quer produzir nesse país, para os empresários que estão aí tendo que enfrentar a maior carga de juros de toda a história do país, nessas matérias de antemão, eu já antecipo que o partido se posicionará contra”, completou.
O prefeito observou que a independência em 1822 é um dos principais marcos que representam toda a força e luta do povo brasileiro. “Há mais de 200 anos, esse acontecimento permitiu que hoje vivêssemos em uma democracia, que o país pudesse ter conquistas, garantir sua soberania, avançar em políticas públicas e se tornar uma das principais potências e economias do mundo”, afirmou.
Bruno aproveitou a data e defendeu a pacificação do país. “Então, que esse 7 de setembro nos sirva de inspiração para todos nós, especialmente neste momento de divisão, de extremismo, de escalada permanente de disputas. Infelizmente, o Brasil vive uma grande crise por conta do radicalismo político. A gente espera que nessa data, que nos inspira, possamos colocar em prática o nosso dever civil, que a gente possa unificar o país”, salientou.
Divergência sobre precatórios
Questionado sobre a PEC 66, que tratava dos precatórios, Bruno Reis explicou que houve votos contrários e favoráveis dentro do partido e frisou a diversidade de opiniões entre os parlamentares. Para o prefeito, a pauta tinha impacto maior nos municípios do que no governo federal, principalmente para aqueles com débitos elevados e necessidade de zerar estoques de precatórios até 2029.
“A PEC 66 era um pleito dos municípios brasileiros, principalmente aqueles que tinham débitos com a União e aqueles que tinham precatórios elevados, que tinham até 2029, que zerar o estoque de precatório. Então, tinha município que estava com mais de 2% da receita corrente líquida, era um percentual significativo”.
Segundo o prefeito, divergências parlamentares são naturais e refletem a complexidade de pautas que afetam tanto municípios quanto a economia do país. Ele ressaltou que a atuação do partido será guiada pelo interesse da população e pelo equilíbrio nas decisões políticas.
“Naturalmente, tem senadores e parlamentares que posicionam a favor ou contra. Mas, efetivamente, essa era uma pauta até mais dos municípios brasileiros do que do governo federal como um todo”, pontuou ao Portal M!.
Acompanhando o prefeito, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, frisou que a data reafirma o compromisso com a democracia. “Celebrar o 7 de Setembro é reafirmar o nosso compromisso com a democracia e a independência. É emocionante ver Salvador unida nesse ato cívico que inspira as novas gerações a acreditarem em um Brasil mais justo e com oportunidades para todos”, afirmou.
Corrida 100% Você
Mais cedo, antes de se dirigir ao Campo Grande, o prefeito havia participado da Corrida 100% Você, que celebra os 73 anos do cantor Bell Marques com largada no Farol da Barra, às 6h10, e chegada no Rio Vermelho.

Crédito: Reprodução/Instagram @brunoreisba
“Já iniciamos o domingo cedo na Corrida 100% Você com Bell Marques e toda sua galera”, disse o prefeito nas redes sociais.
O aniversário do artista foi celebrado na sexta-feira (5) em família, em clima intimista. Bell apareceu ao lado da esposa Ana Marques, dos filhos Rafa e Pipo e das noras e influenciadoras Pati Guerra e Mari Gonzalez. O registro foi compartilhado nas redes sociais, acompanhado de homenagens que se somaram às mensagens de fãs e da equipe do cantor.
Confira entrevista completa:
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base