Lula reforça expectativa de assinatura do acordo Mercosul-União Europeia em conversa com Von der Leyen
Presidente brasileiro destaca importância estratégica do acordo e compromisso com multilateralismo em ligação com líder da Comissão Europeia
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta sexta-feira (5), uma conversa telefônica de cerca de 20 minutos com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O diálogo, organizado pelas equipes da Presidência e da Comissão Europeia ao longo das últimas semanas, reforçou a expectativa do governo brasileiro de que o acordo Mercosul-União Europeia seja assinado até o final de 2025, durante a Cúpula do Mercosul, prevista no Brasil.
“O presidente Lula saudou o envio do acordo Mercosul-União Europeia pela Comissão para aprovação pelo Conselho Europeu, como mais um passo importante para sua assinatura. Manifestou, nesse sentido, a expectativa de que o acordo possa ser assinado no final deste ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil”, afirmou a Secom em nota oficial.
Além disso, Lula defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas adotado internamente pela União Europeia esteja em plena conformidade com os termos pactuados no acordo.
Benefícios econômicos e comerciais do acordo
O futuro acordo de livre comércio entre Mercosul — formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai — e a União Europeia deve criar um mercado integrado com mais de 700 milhões de pessoas, correspondendo a cerca de 26% do PIB global. A assinatura do tratado representa não apenas uma oportunidade de expansão comercial, mas também de redução de impactos da nova política de tarifas dos Estados Unidos, segundo analistas.
Durante a ligação, Lula e Von der Leyen concordaram que, diante do “momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional”, a parceria entre os dois blocos regionais é ainda mais estratégica.
“O presidente Lula e a presidenta von der Leyen também reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica”, destacou a Secom.
Conflitos internos na União Europeia e defesa do Brasil
O acordo, que encerra cerca de 25 anos de negociações, ainda enfrenta resistência dentro da União Europeia. A França, principal crítica do tratado, classificou o texto como “inaceitável”, alegando que não atende às exigências ambientais na produção agrícola e industrial. O presidente Lula rebateu as críticas, afirmando que a postura francesa é protecionista, voltada à defesa de interesses agrícolas internos, e reiterou a necessidade de respeitar os termos do acordo.
Por outro lado, países como Alemanha e Espanha apoiam a assinatura, argumentando que o Mercosul representa um mercado crescente para carros, máquinas e produtos químicos, além de fornecer minerais essenciais, como lítio metálico, importante para a transição energética europeia. O tratado também prevê maior acesso a produtos agrícolas europeus, como queijos, presuntos e vinhos, com tarifas mais baixas.
Apoio à COP30 e agenda ambiental
No mesmo diálogo, Von der Leyen expressou apoio da União Europeia à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro, em Belém (PA). O evento vem enfrentando críticas no Brasil devido a questões de infraestrutura hoteleira e altos custos de hospedagem na capital paraense. O presidente Lula destacou que a escolha do país como sede reforça o compromisso brasileiro com a agenda ambiental global e a participação ativa na política climática internacional.
Expectativas
Com o envio do acordo ao Conselho Europeu e sua aprovação pendente no Parlamento Europeu, a assinatura final depende do voto de pelo menos 15 dos 27 membros da União Europeia, representando 65% da população do bloco. O governo brasileiro segue otimista e trabalha para que todas as partes envolvidas superem resistências, consolidando um acordo que potencializa o comércio bilateral, fortalece o Mercosul e contribui para a estabilidade do comércio internacional.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes