Michelle reage a monitoramento 24h de Jair Bolsonaro e fala em ‘perseguição’
Ex-primeira-dama afirma que medidas cautelares tornam desafio diário maior e reforça resistência da família
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro reagiu, na última terça-feira (26), ao reforço no monitoramento do condomínio onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar em Brasília. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, prevê vigilância contínua pelo efetivo da Polícia Penal do Distrito Federal, como medida preventiva antes do julgamento do ex-presidente, marcado para 2 de setembro na Primeira Turma do STF, no caso em que Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado.
Em publicação no Instagram, com fundo nas cores da bandeira nacional, Michelle descreveu a situação como desafiadora.
“A cada dia que passa, o desafio tem sido enorme: resistir à perseguição, lidar com as incertezas e suportar as humilhações. Mas não tem nada, não. Nós vamos vencer”, escreveu.
Medidas determinadas pelo STF
O monitoramento 24 horas foi autorizado por Alexandre de Moraes, com base em elementos de prova obtidos pela Polícia Federal, que indicariam risco de fuga do ex-presidente. Na decisão, o ministro reforçou que a vigilância deve ocorrer sem invasão da esfera domiciliar nem perturbação da vizinhança.
O ministro Alexandre de Moraes determinou que o monitoramento da Polícia Penal do Distrito Federal seja feito de forma restrita e discreta, sem invasão da residência do réu, sem causar transtornos à vizinhança e sem exposição pública ou midiática
“O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança; ficando ao seu critério a utilização ou não de uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem”, decretou o ministro.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do procurador-geral Paulo Gonet, se manifestou favorável ao reforço, recomendando equipes de prontidão para monitoramento em tempo integral, sem comprometer a privacidade e a convivência do ex-presidente com vizinhos.
Pressão política e reação da família Bolsonaro
A decisão judicial ocorreu após ofício do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) à Polícia Federal, solicitando medidas mais rígidas contra Bolsonaro, com base em informações de que o ex-presidente poderia tentar buscar asilo nos Estados Unidos.
Filhos de Bolsonaro também se manifestaram. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nas redes sociais que a medida cria “situações desnecessárias para impor humilhações a Bolsonaro”. Já o vereador Jair Renan Bolsonaro, de Balneário Camboriú (SC), classificou a vigilância como absurda, criticando o tratamento dispensado a um homem de 70 anos com problemas de saúde.
Contexto das medidas cautelares
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares em duas situações. Durante o isolamento, recebe visitas de familiares, advogados e aliados, sem restrições. O ministro Moraes citou ainda elementos que indicariam risco de fuga, como ataques do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e a descoberta de uma minuta de pedido de asilo político em nome do presidente argentino Javier Milei, encontrada no celular do ex-presidente.
O monitoramento é complementar às medidas cautelares já impostas e visa garantir que Bolsonaro permaneça no endereço estabelecido até o julgamento. A defesa do ex-presidente já solicitou revisão da prisão domiciliar e pretende levar a decisão para referendo na Primeira Turma do STF.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso