Margareth destaca avanços na cultura e ressalta que Lei Aldir Blanc conta com adesão de 97% dos municípios

Ministra lembrou que o setor cultural responde por 3,11% do Produto Interno Bruto brasileiro, o que o torna um ativo estratégico

Por Tainã Sampaio
24/04/2024 às 16h44
  • Compartilhe
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, detalhou uma série de avanços na reconstrução do setor cultural do Brasil durante entrevista, nesta quarta-feira (24), ao "Bom Dia, Ministra". No bate-papo de uma hora com radialistas de várias regiões do país, ela destacou o sucesso na aplicação da Lei Aldir Blanc, que conta com adesão de 100% dos estados e 97% dos municípios. Serão destinados pela lei, até 2027, R$ 15 bilhões em ações e projetos culturais em todo o país

"É uma grande conquista você ter a certeza de que, durante cinco anos, teremos fomento direto do Governo Federal para cidades e estados, para o setor cultural, para elaborar projetos, fazer festivais e construir equipamentos. As pessoas vão entender a força da cultura porque, na hora que você injeta um fomento dessa magnitude, tem resposta. Estamos fazendo girar a economia criativa de cada cidade, de cada estado, de maneira mais perene", afirmou a ministra e cantora.

Margareth citou também sobre reuniões previstas com países que participam do G20 em Brasília, Salvador e Porto Alegre. A ministra explicou que o foco é discutir o potencial de impacto da economia criativa na geração de empregos diretos e indiretos, na redução de desigualdades e para mudar realidades. "A ideia é a gente colocar, cada vez mais, a cultura como ferramenta real de transformação'. 

A titular da Cultura lembrou que o setor cultural responde por 3,11% do Produto Interno Bruto brasileiro, o que o torna um ativo estratégico. "A gente precisa entender que isso é positivo para nós. Todo país que investe em sua cultura tem um retorno positivo". 

 

Leia também:

Edição indígena da Feira Artesanato da Bahia vai reunir produtos de várias etnias no MAC

Centro Cultural SESI Casa Branca recebe espetáculo "Auto da Compadecida"