Edição indígena da Feira Artesanato da Bahia vai reunir produtos de várias etnias no MAC

A ação faz parte Abril do Artesanato Indígena, no mês que se comemora os povos originários

Por Redação
23/04/2024 às 18h10
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As artesãs e os artesãos das etnias Tupinambá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kariri-Xocó, Kiriri, Pataxó, Tuxá e Kaimbé, vão expor e comercializar seus produtos na Feira Artesanato da Bahia - Edição Indígena, entre 26 e 28 de abril, das 16h às 22h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC). A ação faz parte Abril do Artesanato Indígena, no mês que se comemora os povos originários, a Feira vai reunir as comunidades que vivem nos territórios de identidade Velho Chico, Semi-Árido Nordeste II, Itaparica, Metropolitano de Salvador, Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul. A entrada é gratuita.

Como atração cultural, a Feira contará com apresentação do artista indígena Akuã Pataxó na sexta-feira e Beatriz Tuxá no sábado, no palco, às 17h. Nos três dias de evento, a programação segue com Cantos e Rituais indígenas, na área externa do Museu, exibição de vídeos da série 'Quem faz?' com depoimento de artesãs e artesãos, e imagens no Espaço de Convivência do Museu.

Nas composições tradicionais e contemporâneas de seus produtos, as artesãs e os artesãos indígenas utilizam da matéria prima nativa, como aproveitamentos de sementes e cocos, penas de animais domésticos, fibras naturais de cipós, piaçava, palmeira do licuri, madeiras e argila. Estes materiais resultam em peças que despertam cada vez mais desejos em quem aprecia o artesanato dos povos originários da Bahia. Entre os produtos que serão comercializados na Feira, estão os entalhados e pintura em madeira, trançado de fiada e tecida em aiós, utilitários talhados em madeira, a tradicional cerâmica Kiriri, maracas, arcos e flechas, apitos e colares.

Quem visitar a Feira, terá a oportunidade de adquirir os produtos diretamente das mãos das artesãs e artesãos indígenas. Será uma oportunidade também de conhecer a diversidade de técnicas utilizadas e a identidade de cada etnia.

"A edição especial Feira do Artesanato da Bahia, faz uma homenagem aos povos indígenas e toda a sua diversidade. São lindas praça artesanais que expressão a beleza do artesanato indígena. Além disso entregaremos dezenas de Carteiras Nacional Artesão e da Artesã", explica Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato.

A Feira Artesanato da Bahia - Edição Indígena é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial - Sepromi e o apoio institucional do IPAC e Secretaria de Cultura.

Serviço:

Edição indígena - Feira Artesanato da Bahia

Onde: Museu de Arte Contemporânea da Bahia- MAC - térreo. Rua da Graça.

Entrada: Gratuita

Programação

Sexta-feira - 26/04: abertura às 16h e encerramento às 22h

- 17h: Akuã Pataxó - Palco;

- Exibição de vídeos da série "Quem faz?" - Indígena, com depoimento de artesãs e artesãos e imagens - Sala de Exibição do Museu.

- Apresentações de Cantos e Rituais indígenas, na área externa;

Sábado - 27/04

- 17h: Beatriz Tuxá - Palco.

Sábado e domingo - 27 e 28/04: horário: das 16h às 22h

- Exibição de vídeos da série "Quem faz?" - Indígena, com depoimento de artesãs e artesãos e imagens - Sala de Exibição do Museu.

- Apresentações de Cantos e Rituais indígenas, na área externa.

Leia também:

Forró da AABB vai contar com Adelmario Coelho, Fulô de Mandacaru e Marquinhos Café

Dorgival Dantas participa de encontro musical no Triângulo do Forró

Isabelle Anchieta lança livro sobre Maria Quitéria e Joana d'Arc